Lentes inovadoras corrigem miopia sem recorrer a cirurgia

Imagem da notícia: Lentes inovadoras corrigem miopia sem recorrer a cirurgia

Chama-se Terapia Corneal Refractiva (CRT) e é a nova técnica que permite moldar a córnea durante o sono.

A informação é avançada pelo Jornal madrileno ABC onde se explica que a técnica em questão passa pelo uso de umas lentes especiais, durante a noite de sono. De manhã, ao levantar-se, o paciente retira as lentes e poderá ter uma visão nítida durante todo o dia.

De acordo com a mesma fonte, as lentes CRT podem ser utilizadas por pessoas que tenham até 6 dioptrias de miopia, 1,75 de astigmatismo, e devem ser colocadas para dormir pelo menos durante 6 a 8 horas durante os primeiros quinze dias. Após este período de adaptação mantém-se a obrigatoriedade de utilização todas as noites mas não existe a preocupação do tempo.

O diário sublinha ainda a recomendação dos laboratórios espanhóis Lenticon: quem optar por esta técnica em detrimento da cirurgia, deverá pedir aconselhamento prévio no oftalmologista, para verificação de alguma eventual contra-indicação, bem como recomendação de lente mais adequada.

4 Dezembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade