Exposição do útero à luz pode interferir na visão do bebé

Imagem da notícia: Exposição do útero à luz pode interferir na visão do bebé

Um estudo, que foi publicado na revista Nature, mostrou que os ratos fêmea que passaram o período de gestação na escuridão tiveram bebés com o desenvolvimento do olho alterado.

De acordo com o Diário de Notícias, os investigadores, citados pela BBC, defendem que seriam necessárias pequenas quantidades de luz para controlar o crescimento dos vasos sanguíneos dos olhos.

Os estudiosos da Universidade da Califórnia, em São Francisco, acreditam que a luz que penetra no corpo pode alterar o desenvolvimento do olho, pelo menos em pequenos ratos domésticos.

Uma rede de vasos sanguíneos, conhecida como vasculatura hialoide, é formada para auxiliar a nutrição da retina, durante a sua formação. Quanto aos vasos sanguíneos, estes atrapalhariam a visão caso permanecessem após o nascimento. É por isso que estes são retirados posteriormente.

Os investigadores confirmam que esta situação não acontece quando a gravidez ocorre na escuridão total.

17 Janeiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade