“Saúde mais Próxima” rastreia diabetes em 30 bairros de Lisboa

Imagem da notícia: “Saúde mais Próxima” rastreia diabetes em 30 bairros de Lisboa

Uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal vai permitir rastreios gratuitos durante dois meses a uma doença que afeta cerca de um milhão de portugueses.

“Saúde mais Próxima” vai abranger mais de 30 bairros municipais e históricos da cidade. Sendo os diabetes a principal causa de cegueira, insuficiência renal e amputações dos membros inferiores é importante a prevenção através de rastreiros.

O rastreio inclui a avaliação de glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal (IMC), hábitos tabágicos e outros fatores que permitem calcular o risco de vir a desenvolver a diabetes.

O programa “Saúde Mais Próxima” arrancou em maio de 2012, tendo rastreado cerca de 21.000 pessoas.

23 Janeiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade