Equipa portuguesa patenteia nanopartícula contra o cancro da mama

Imagem da notícia: Equipa portuguesa patenteia nanopartícula contra o cancro da mama

O tratamento do cancro da mama conta com um novo forte aliado, uma nanopartícula desenvolvida por uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, que já tem patente concedida nos EUA, informou o Biocant, parque de biotecnologia de Cantanhede. De nova geração, “previne os efeitos secundários associados à quimioterapia e aumenta a eficácia terapêutica desta”.

A Pegasemp, tal como foi registada, distingue-se pela capacidade de “matar as células cancerígenas” e “os vasos sanguíneos que alimentam o tumor, impedindo assim que o cancro se alastre no organismo e evitando reincidências”.

Os testes realizados em animais com cancro da mama humano demonstraram a eficácia da nanopartícula: “percorreu todo o organismo até atingir o tumor, e matou as células responsáveis sem provocar toxicidade nos restantes órgãos. Revelou ainda a capacidade de suprimir a invasão tumoral”, explicaram os investigadores João Nuno Moreira, Vera Moura e Sérgio Simões.

Tendo em vista o alargamento desta biotecnologia a outros tipos de cancro e a colocação no mercado, foi criada uma spin-off – a Treat U, Lda, no Biocant.

12 Março 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade