Glaucoma atinge milhares de pessoas

Imagem da notícia: Glaucoma atinge milhares de pessoas

Em Portugal, aproximadamente 20 mil pessoas estão em risco de cegar.

Sofrem de Glaucoma, uma das principais doenças a nível mundial por causar cegueira irreversível.

A doença afeta o nervo ótico e, em casos mais extremos, leva progressivamente à cegueira.

Existe uma grande possibilidade de contrair a doença caso o nível de pressão do nervo ótico seja propício a causar evitar lesões.

Atualmente, segundo dados adiantados pelo jornal Correio da Manhã, um total de 300 mil pessoas sofrem de hipertensão ocular, do qual 180 mil têm Glaucoma.

Desta amostra, 20 mil poderão mesmo cegar completamente.

As dores de cabeça e a perda gradual de visão são alguns sintomas comuns desta doença, que tem tendência a surgir mais frequentemente em mulheres acima dos 40 anos.

A prevenção é fundamental para o bom sucesso do tratamento desta doença, já que é possível trata-la com medicamentos e cirurgia a laser, para evitar a subida da pressão no olho, ou caso estes procedimentos sejam ineficazes a cirurgia convencional, para vazar líquido do olho.

 

26 Junho 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Telemedicina continua a “criar ondas” na oftalmologia

A pandemia de Covid-19 está a transformar a forma como a medicina é praticada em todo o mundo. Novas alternativas para o modus operandi da prestação de cuidados de saúde tradicionais têm sido escolhidas durante estes tempos incertos.

Ler mais 22 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia