Michael J. Fox apoia investigação em Portugal

Imagem da notícia: Michael J. Fox apoia investigação em Portugal

A Fundação Michael J. Fox doou 110 mil dólares à Universidade de Coimbra, para desenvolverem um estudo sobre a ação do Parkinson no sistema imunitário humano.

A Universidade de Coimbra explicou em comunicado, no dia 15 de julho, que “está a ser estudada pela primeira vez” as “implicações de mutações genéticas nos linfócitos B na doença de Parkinson”, células estas responsáveis pela regulação do sistema imunitário e produção de anticorpos.

Segundo o jornal Público, quando afetadas por mutações a nível genético, estas células passam a agravar doenças, como é o caso da de Parkinson.

A fundação criada pelo ex-ator homónimo, que sofre de Parkinson há vários anos, havia financiado uma primeira vez 140 mil dólares (107 mil euros) à Universidade de Coimbra.

Estes novos 110 mil dólares (84 mil euros) servirão para envolver mais investigadores e pessoas a estudar, investimento que representa nove meses de investigação que objetivam encontrar soluções para o avanço desta doença, que afeta milhares de pessoas no mundo.

 

16 Julho 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade