Hoje é dia Mundial da Visão

Imagem da notícia: Hoje é dia Mundial da Visão

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Visão, altura marcada pelo aviso da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia: “vigiar a saúde dos olhos é a única forma de manter a qualidade da visão”.

Atualmente, em todo o mundo 39 milhões de pessoas sofrem de cegueira, onde 90 por cento vive em países pobres.

Cerca de 246 milhões de indivíduos têm problemas visuais moderados ou graves. Com uma boa prevenção, é possível evitar praticamente todos os problemas desta natureza, daí que o lema da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira seja “Teste os seus olhos” (get your eyes tested).

Mais visitas ao oftalmologista são recomendadas, especialmente quando se trata da visão das crianças, grávidas, em estado de menopausa e indivíduos com idades entre os 40 e 50 anos, alturas em que a visão começa a falhar devido ao avanço da idade.

No caso de já se sofrer algum problema visual, a preocupação é redobrada.

10 Outubro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade