Halloween prejudicial para os olhos

Imagem da notícia: Halloween prejudicial para os olhos

O Halloween está a aproximar-se, pelo que vários portugueses tendem a fantasiar-se com lentes de contacto e outros derivados que podem ser muito prejudiciais para a saúde visual.

Celebrado tipicamente nos Estados Unidos e em países anglo-saxónicos, a Noite das Bruxas (Halloween) significa para muitos trajar vestimentas do mundo fantástico, que em muitos casos pode alterar a cor dos olhos com simples lentes de contacto.

A Academia Americana de Oftalmologia chama a atenção para estes equipamentos, de venda ilegal sem prescrição médica, que podem causar cortes no olho, doenças como abrasões da córnea e infeções de origem bacteriana como a keratitis.

Para tratar estes problemas, são necessárias cirurgias, transplantes de córnea visto que nalguns casos estas doenças podem levar à perda total da visão.

Por isso, é recomendado que evite comprar lentes de contacto pela internet e consulte sempre o seu oftalmologista quando quiser lentes desta natureza.

14 Outubro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Telemedicina continua a “criar ondas” na oftalmologia

A pandemia de Covid-19 está a transformar a forma como a medicina é praticada em todo o mundo. Novas alternativas para o modus operandi da prestação de cuidados de saúde tradicionais têm sido escolhidas durante estes tempos incertos.

Ler mais 22 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia