Halloween prejudicial para os olhos

Imagem da notícia: Halloween prejudicial para os olhos

O Halloween está a aproximar-se, pelo que vários portugueses tendem a fantasiar-se com lentes de contacto e outros derivados que podem ser muito prejudiciais para a saúde visual.

Celebrado tipicamente nos Estados Unidos e em países anglo-saxónicos, a Noite das Bruxas (Halloween) significa para muitos trajar vestimentas do mundo fantástico, que em muitos casos pode alterar a cor dos olhos com simples lentes de contacto.

A Academia Americana de Oftalmologia chama a atenção para estes equipamentos, de venda ilegal sem prescrição médica, que podem causar cortes no olho, doenças como abrasões da córnea e infeções de origem bacteriana como a keratitis.

Para tratar estes problemas, são necessárias cirurgias, transplantes de córnea visto que nalguns casos estas doenças podem levar à perda total da visão.

Por isso, é recomendado que evite comprar lentes de contacto pela internet e consulte sempre o seu oftalmologista quando quiser lentes desta natureza.

14 Outubro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade