Cancro infantil pode ser diagnosticado com fotografia

Imagem da notícia: Cancro infantil pode ser diagnosticado com fotografia

Bryan Shaw está a desenvolver esta técnica desde que foi diagnosticado ao seu filho retinoblastoma.

A mulher de Shaw reparava que quando os três tiravam fotos com ‘flash’, os olhos da criança refletiam em vez de formar os conhecidos “olhos vermelhos”.

Após visita ao pediatra, confirmou-se que o bebé tinha mesmo um tumor em ambos os olhos, que levou a uma série de cirurgias até se remover o olho direito do rapaz.

Após Shaw observar centenas de fotos do filho, até apurar que a leucocória começou a notar-se quando o bebé tinha 12 dias.

Agora colabora com a Universidade de Baylor, no Texas, e com o Massachusetts Eye Ear Infirmay, tendo já detetado a leucocória com este método em oito outras crianças.

Neste momento, Shaw está à procura de colaborador para desenvolver um ‘software’ dedicado a este rastreio.

11 Novembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO promove Reunião Conjunta

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Vidago Palace Hotel recebeu a Reunião Conjunta dos Grupos Portugueses de Retina e Vítreo e Patologia Oncológica e Genética Ocular, organizada pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Ler mais 10 Novembro 2025
Atualidade

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade