CHUC revela estatísticas do serviço de oftalmologia

Imagem da notícia: CHUC revela estatísticas do serviço de oftalmologia

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) revelou recentemente que o serviço de oftalmologia deste espaço realiza quase 10 mil cirurgias anualmente e milhares de tratamentos como braquiterapias.

Segundo números avançados pela agência Lusa, fornecidos pelo presidente do CHUC, Martins Nunes, deste número de cirurgias 8500 são gerais e três mil são intervenções a laser.

Ainda, realizam-se por ano cerca de 80 mil consultas e 100 mil exames complementares.

Estes dados surgiram após o CHUC ter realizado a primeira braquiterapia ocular em Portugal, o começo de um programa que vai evitar que 40 doentes sejam tratados, por ano, no estrangeiro, iniciativa esta que conta com o apoio da Fundação EDP.

A primeira intervenção realizou-se no passado dia 27 de novembro e consistiu na aplicação de uma placa com sementes radioativas na parte externa do globo ocular para tratar um tumor maligno intraocular, no centro de tumores oculares do CHUC, criado em outubro.

2 Dezembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da OftalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração

Ler mais 29 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade