CHUC revela estatísticas do serviço de oftalmologia

Imagem da notícia: CHUC revela estatísticas do serviço de oftalmologia

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) revelou recentemente que o serviço de oftalmologia deste espaço realiza quase 10 mil cirurgias anualmente e milhares de tratamentos como braquiterapias.

Segundo números avançados pela agência Lusa, fornecidos pelo presidente do CHUC, Martins Nunes, deste número de cirurgias 8500 são gerais e três mil são intervenções a laser.

Ainda, realizam-se por ano cerca de 80 mil consultas e 100 mil exames complementares.

Estes dados surgiram após o CHUC ter realizado a primeira braquiterapia ocular em Portugal, o começo de um programa que vai evitar que 40 doentes sejam tratados, por ano, no estrangeiro, iniciativa esta que conta com o apoio da Fundação EDP.

A primeira intervenção realizou-se no passado dia 27 de novembro e consistiu na aplicação de uma placa com sementes radioativas na parte externa do globo ocular para tratar um tumor maligno intraocular, no centro de tumores oculares do CHUC, criado em outubro.

2 Dezembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade