Portugal na linha da frente para a prevenção da diabetes

Imagem da notícia: Portugal na linha da frente para a prevenção da diabetes

A Universidade de Coimbra está a conceber uma nova forma de detetar lesões na retina em diabéticos.

Em parceria com a Critical Health, empresa portuguesa que desenvolve ‘software’ médico, a equipa de Isabel Figueiredo do departamento de matemática daquela universidade está a desenvolver um algoritmo que, através de técnicas de processamento de imagens oftalmológicas, deteta automaticamente as lesões na retina.

Trata-se assim de desenvolver o sistema Retmarker da Critial Health, programa que é usado no rastreio da retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira em diabéticos. Se o algoritmo aumentar a eficiência do ‘software’, o “novo” produto será comercializado já em 2014.

13 Dezembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade