Investimento milionário em tecnologia

Imagem da notícia: Investimento milionário em tecnologia

A Universidade de Coimbra prepara-se para investir 10 milhões de euros em equipamento científico/tecnológico.

O primeiro equipamento será uma plataforma de Ressonância Magnética Nuclear e será apresentado na próxima quarta-feira às 11 horas, na Sala do Senado da Reitoria.

A universidade explica em comunicado que “é uma metodologia de ponta para a caracterização estrutural e dinâmica de moléculas”, que “assume um papel central no desenvolvimento científico e tecnológico de um vasto número de áreas”.

Segundo Rui de Brito, coordenador do equipamento, “prevemos que o futuro na Universidade de Coimbra nos traga moléculas novas com potencial terapêutico, compostos bioativos novos baseados no conhecimento de produtos naturais, novas ferramentas de diagnóstico para imagem médica, novos biossensores, novos polímeros e nanomateriais para distribuição de fármacos, recolha e armazenamento de energia, ou comunicação eletrónica. Mas, acima de tudo, baseado no mais profundo conhecimento dos fenómenos físicos e naturais prevemos um futuro que ainda ninguém imaginou”.

O reitor João Gabriel Silva completa que este tipo de equipamentos avançados aumentará a qualidade do trabalho científico da universidade, como também ajudará a atrair investigadores “de grande craveira”, em especial quando os custos associados “ultrapassam em regra a capacidade de grupos de investigação isolados”.

7 Janeiro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março 2024
Atualidade