Um anel que “fala”

Imagem da notícia: Um anel que “fala”

Investigadores americanos estão a desenvolver um anel capaz de ditar textos a invisuais.

O ‘FingerReader’ utiliza uma câmara minúscula que, através de um scan, procura em tempo real texto numa qualquer superfície.

Este anel é usado no dedo indicador direito e está concebido para acompanhar os movimentos da mão.

Assim que deteta uma palavra “dita-a” ao utilizador através de uma voz computorizada, reproduzida por uma coluna incorporada no anel.

O aparelho é também capaz de avisar, com recurso a vibrações, quando uma frase está a chegar ao fim e quando o dedo está a desviar-se da trajetória de leitura.

Para já, trata-se de um protótipo criado por alunos do Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), mas promete adquirir grande importância nas vidas dos invisuais.

Veja aqui um vídeo disponibilizado pelo grupo do Media Lab.

 

24 Fevereiro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade