56º Congresso Nacional da SPO

Imagem da notícia: 56º Congresso Nacional da SPO

Em conversa com Paulo Torres, presidente do congresso e da SPO, ficámos a par de tudo o que aconteceu entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Algarve.

Entre outros pontos, o responsável destacou a Conferência Cunha-Vaz, “um momento magistral” protagonizado por Manuel Sobrinho Simões que decorreu no segundo dia do evento.

Quando questionado sobre os pontos a destacar nesta edição, Paulo Torres falou-nos da Conferência Cunha-Vaz, que teve lugar a 6 de dezembro.

“Foi uma palestra magistral – “Medicine in the XXI century: Challenges, Opportunities and Risks” – dirigida pelo professor Manuel Sobrinho Simões, diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto”.

Assumiu-se que “o futuro da ciência passará inevitavelmente pela investigação translacional.

“Mais importante do que publicar num ‘paper’, é transformar uma ideia ou pergunta num estímulo para chegar a um produto ou serviço de valor acrescentado”.

Para além desta conferência, Paulo Torres enfatizou a sessão protagonizada pelo presidente da Sociedade Europeia de Oftalmologia, Stefan Seregard, que decorreu imediatamente antes da Conferência Cunha-Vaz.

Esta palestra debateu a relação entre a subespecialização e a fragmentação da Oftalmologia. “Apenas as sociedades nacionais podem lançar pontes para unir a especialidade e cabe-lhes assegurar que os oftalmologistas mantenham uma dupla identidade – subespecialista e oftalmologista.

Apenas mantendo esta dicotomia podemos ter a certeza de que a Oftalmologia vai prosperar e florescer”, defendeu Stefan Seregard.

Leia toda a reportagem na OftalPro 24.

27 Fevereiro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Em 2050, uma em cada duas pessoas vão sofrer de miopia”

O alerta é da OMS sublinhado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No Dia Mundial da Visão a instituição chama atenção para a excessiva exposição de crianças a dispositivos eletrónicos. 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia