Olhar a ciência através da arte

Imagem da notícia: Olhar a ciência através da arte

A 4 de abril, o Auditório Municipal de Gaia vai receber “Visões – O Interior do Olho Humano”, exposição fotográfica com assinatura do médico oftalmologista António Travassos.

O evento de apresentação da exposição começa a partir das 21h00 desta sexta-feira, contando com um momento musical proporcionado pelo Estúdio de Ópera do Conservatório Superior de Música de Gaia, uma conferência designada “Visões em 3D: do cinema para a cirurgia”, como também uma visita guiada à exposição. A “Visões” conta com 46 fotografias do olho humano, captadas por equipamentos de diagnóstico, como retinógrafos ou tomógrafos, do Centro Cirúrgico de Coimbra.

A exposição pretende mostrar todas as funções da visão humana, desde a captação de luz até à descodificação das cores.

É o casar da ciência com a arte da fotografia ocular, ao remeter as imagens com alusões à natureza, paisagens e até a objetos.

Destaque para uma réplica do globo ocular, uma escultura de grande detalhe com sete metros e meio, onde é possível observar o interior do olho.

A “Visões” já está em exposição no Museu de História Natural e da Ciência, em Lisboa, até ao dia 29 de junho. Serão ainda apresentadas réplicas por outras cidades do país, como é o caso de Vila Nova de Gaia, Lousã, Poiares, Figueira da Foz, Cascais e Portalegre. “Visões” vai viajar também pela Europa e chegará ao Luxemburgo, um dos destinos eleitos. Durante algumas semanas, a exposição vai estar em simultâneo em três cidades diferentes do país. “Há um passado que nos incentivou e estimulou, levando a que a exposição tenha alcançado o formato que hoje é visível no Museu da Ciência. A mostra esteve já patente em Coimbra (em exibição em três locais), Condeixa, Faro, Santiago do Cacém, Portimão, Miranda do Corvo e Montemor”.

1 Abril 2014
Eventos e Formação

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`