“Orgulho-me do apreço que os doentes têm por ela”
Na próxima edição da OftalPro, publicaremos um artigo sobre pais e filhos que abraçaram a mesma profissão, neste caso a Oftalmologia. Hoje, falamos da família Cabrita, da mãe Vivina e do filho Filipe.
É no Algarve que podemos encontrá-los. Vivina Cabrita, que dá nome a uma clínica oftalmológica no sul do país, tem desenvolvido a sua atividade desde 1986, dando um forte contributo para a melhoria da saúde dos olhos da população algarvia.
Utilizando técnicas e um ‘know-how’ de topo, alicerçados nas práticas mais recentes a nível internacional, Vivina escolheu oftalmologia por “ser uma especialidade médico-cirúrgica e de tratar de um sentido tão essencial e, no entanto, tão complexo, como a visão”, partilhou com a Revista OftalPro.
Olhando para o filho, Filipe Cabrita, Vivina reconhecia-lhe competências e qualidades que lhe poderiam conferir um bom desempenho profissional nesta área. E foi exatamente isso que aconteceu.
Filipe seguiu as pegadas da mãe, começando desde muito cedo a reter informações sempre que acompanhava a progenitora ao Hospital, depois das aulas.
“A paixão pela oftalmologia tem origem na minha infância. Em criança costumava ter brincadeiras em que operava os meus bonecos às cataratas. E agora, em adulto, faço o mesmo aos meus doentes”, partilhou.
Leia toda a reportagem na OftalPro 25, brevemente disponível.
2 Abril 2014
Atualidade