“Orgulho-me do apreço que os doentes têm por ela”

Imagem da notícia: “Orgulho-me do apreço que os doentes têm por ela”

Na próxima edição da OftalPro, publicaremos um artigo sobre pais e filhos que abraçaram a mesma profissão, neste caso a Oftalmologia. Hoje, falamos da família Cabrita, da mãe Vivina e do filho Filipe.

É no Algarve que podemos encontrá-los. Vivina Cabrita, que dá nome a uma clínica oftalmológica no sul do país, tem desenvolvido a sua atividade desde 1986, dando um forte contributo para a melhoria da saúde dos olhos da população algarvia.

Utilizando técnicas e um ‘know-how’ de topo, alicerçados nas práticas mais recentes a nível internacional, Vivina escolheu oftalmologia por “ser uma especialidade médico-cirúrgica e de tratar de um sentido tão essencial e, no entanto, tão complexo, como a visão”, partilhou com a Revista OftalPro.

Olhando para o filho, Filipe Cabrita, Vivina reconhecia-lhe competências e qualidades que lhe poderiam conferir um bom desempenho profissional nesta área. E foi exatamente isso que aconteceu.

Filipe seguiu as pegadas da mãe, começando desde muito cedo a reter informações sempre que acompanhava a progenitora ao Hospital, depois das aulas.

“A paixão pela oftalmologia tem origem na minha infância. Em criança costumava ter brincadeiras em que operava os meus bonecos às cataratas. E agora, em adulto, faço o mesmo aos meus doentes”, partilhou.

Leia toda a reportagem na OftalPro 25, brevemente disponível.

2 Abril 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que inclui uma categoria para alunos cegos e amblíopes, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação.

Ler mais 24 Novembro 2020
Atualidade

Investigadores testam IA no diagnóstico da Covid-19

Uma equipa de investigadores, constituída por portugueses e brasileiros, vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da Covid-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

Ler mais 20 Novembro 2020
Atualidade