Nasa testa olhos dos astronautas

Imagem da notícia: Nasa testa olhos dos astronautas

A gigante aeroespacial Nasa está a realizar testes aos olhos dos seus astronautas, para tentar perceber como este orgão se comporta em gravidade zero.

Vai ser utilizada a Tomografia de Coerência Óptica, técnica que permite realizar biópsias “virtuais” através da utilização de luz infravermelha de baixa intensidade, mais precisa que o ultrassom.

É particularmente útil para examinar doenças do foro visual como retinopatia diabética ou glaucoma.

Semanalmente, a Nasa recolherá imagens digitais em alta definição da retina e do nervo ótico, até reunir um conjunto suficiente de dados para análise e assim apurar como se comportam os olhos fora da atmosfera terrestre.

Equipamentos idênticos são usados diariamente no Centro de Cirurgia de Coimbra, no serviço de Oftalmologia, para exames de diagnóstico nesta especialidade médica.

4 Abril 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril) que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia