Nasa testa olhos dos astronautas

Imagem da notícia: Nasa testa olhos dos astronautas

A gigante aeroespacial Nasa está a realizar testes aos olhos dos seus astronautas, para tentar perceber como este orgão se comporta em gravidade zero.

Vai ser utilizada a Tomografia de Coerência Óptica, técnica que permite realizar biópsias “virtuais” através da utilização de luz infravermelha de baixa intensidade, mais precisa que o ultrassom.

É particularmente útil para examinar doenças do foro visual como retinopatia diabética ou glaucoma.

Semanalmente, a Nasa recolherá imagens digitais em alta definição da retina e do nervo ótico, até reunir um conjunto suficiente de dados para análise e assim apurar como se comportam os olhos fora da atmosfera terrestre.

Equipamentos idênticos são usados diariamente no Centro de Cirurgia de Coimbra, no serviço de Oftalmologia, para exames de diagnóstico nesta especialidade médica.

4 Abril 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade