Primeiro medicamento português comercializado nos EUA

Imagem da notícia: Primeiro medicamento português comercializado nos EUA

A Bial já está a vender nos Estados Unidos da América o primeiro medicamento de patente e investigação portuguesa.

Em novembro de 2013, a farmacêutica de António Portela obteve a aprovação da Food and Drugs Administration, entidade norte-americana responsável por regular todos os medicamentos naquele país, para vender aos estadunidenses o Aptiom, na Europa conhecido por Zebinix há cinco anos.

Este medicamento para o tratamento de epilepsia será vendido pela Sunovion Pharmaceuticals Inc., que tem um acordo de licença com a Bial desde 2007.

António Portela, CEO do grupo Bial, afirmou que nos EUA encontra-se “um dos mercados mais exigentes e competitivos do mundo e que representa mais de 50 por cento das vendas globais de medicamentos para a epilepsia, no valor de dois mil milhões de dólares”.

O potencial de venda é, assim, muito elevado. O próprio fármaco envolveu grandes somas para a sua conceção, cerca de 15 anos de investigação e 300 milhões de euros investidos.

7 Abril 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade