Novo alerta para a perda de visão

Imagem da notícia: Novo alerta para a perda de visão

Médicos oftalmologistas brasileiros alertam todos os pacientes com perda de visão progressiva, sem diagnóstico oftalmológico, a visitar um profissional da visão, devido ao risco de ser na verdade um tumor na glândula hipófise.

O alerta é feito pelo Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, em conjunto com a unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Entre 2009 e 2014, 322 pacientes com tumores na hipófise foram tratados naquele centro hospitalar, entre os quais 70 por cento apresentava risco de comprometimento da visão. Destes, 76 por cento chegaram com uma alteração da visão estabelecida. A perda irreversível da visão, pelo menos num olho, foi confirmada a 17 por cento destes pacientes.

O alerta engloba o risco de diagnósticos errados, tendo em conta que uma grande parte destes doentes passa por vários exames, sem revelarem a causa da perda de visão progressiva, ou então alguns iniciam tratamentos para a catarata ou glaucoma, sem melhoria clínica.

A chave está em reencaminhar o mais cedo possível para os centros de especialização. Para detetar o tumor, benigno mas imprevisível, realiza-se uma ressonância magnética. Depois, com uma microcirurgia minimamente invasiva pelo nariz, usando uma microcâmara que vai até à região da hipófise, extrai-se o tumor.

30 Abril 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas