Aplicar a retinografia à Medicina geral

Imagem da notícia: Aplicar a retinografia à Medicina geral

Um investigador português está a participar num projeto europeu que visa desenvolver um sistema para detetar doenças da visão.

Pedro Guimarães, estudante de Santa Maria da Feira na Universidade de Pádua, Itália, está intimamente ligado com o projeto REVAMMAD (Retinal Vascular Modelling, Measurement and Diagnosis).

“Há diversas patologias em que se verificam alterações ao nível da rede vascular e o olho é o melhor órgão para as observar sem recurso a cortes, biópsias ou quaisquer métodos invasivos”, explicou o jovem ao Jornal de Notícias. Desta forma, uma retinografia permite detetar a diabetes, hipertensão e até problemas no sistema circulatório, de uma forma pouco invasiva e indolor para o paciente.

12 Maio 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

APOR: 25º Congresso marcado para Aveiro

O 25º Congresso Nacional de Ortoptistas acontecerá em Aveiro, entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, reunindo profissionais, pesquisadores e indústrias do setor para discutir avanços e desafios na ortóptica.

Ler mais 11 Março 2025
Atualidade

Goldfarma comemora duas décadas

Foi há 20 anos que a empresa iniciou a sua atividade no mercado da saúde em Portugal, pelas mãos de Vasco Pinto. Com a celebração do aniversário, a Goldfarma vai alterar o rebranding da marca.

Ler mais 24 Fevereiro 2025
Atualidade