Aplicar a retinografia à Medicina geral

Imagem da notícia: Aplicar a retinografia à Medicina geral

Um investigador português está a participar num projeto europeu que visa desenvolver um sistema para detetar doenças da visão.

Pedro Guimarães, estudante de Santa Maria da Feira na Universidade de Pádua, Itália, está intimamente ligado com o projeto REVAMMAD (Retinal Vascular Modelling, Measurement and Diagnosis).

“Há diversas patologias em que se verificam alterações ao nível da rede vascular e o olho é o melhor órgão para as observar sem recurso a cortes, biópsias ou quaisquer métodos invasivos”, explicou o jovem ao Jornal de Notícias. Desta forma, uma retinografia permite detetar a diabetes, hipertensão e até problemas no sistema circulatório, de uma forma pouco invasiva e indolor para o paciente.

12 Maio 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade