Cegos podem vislumbrar o céu

Imagem da notícia: Cegos podem vislumbrar o céu

Em Moimenta da Beira vão ser instalados, no próximo fim de semana, mais de 40 telescópios para que cegos possam “ver” especialmente o céu à noite.

Esta é já a quarta vez que o Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária deste concelho organiza a iniciativa.

Segundo a agência Lusa, a organização conseguiu até ontem cerca de 150 pré-inscrições de interessados fora de Moimenta da Beira, oriundos do Norte e Sul do país.

Paulo Sanches, coordenador do Clube, disse à mesma agência de comunicação que “as expectativas são bastante grandes. Atendendo ao número de pré-inscrições feitas, que não são obrigatórias, vamos ultrapassar as anteriores edições em número de pessoas e de telescópios”.

Durante a tarde de sábado vão decorrer algumas iniciativas como palestras, enquanto se espera pela noite, o ponto alto. Vários astrónomos, professores e alunos de outras escolas juntar-se-ão em Moimenta da Beira, pelo que se estima que participarão mais 200 pessoas que não se inscreveram.

A ideia de enquadrar invisuais no projeto, denominado “O céu nas tuas mãos – astronomia tátil”, surgiu numa conversa entre Paulo e um colega, há três semanas, durante a concentração de telescópios.

A oportunidade de observar o céu de Moimenta é única: “não há tanta poluição luminosa e, como vamos para um sítio alto (o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços) e temos o cuidado de desligar a iluminação pública, ainda mais escura fica a noite”, explicou Paulo Sanches.

29 Maio 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade