Cegos podem vislumbrar o céu
Em Moimenta da Beira vão ser instalados, no próximo fim de semana, mais de 40 telescópios para que cegos possam “ver” especialmente o céu à noite.
Esta é já a quarta vez que o Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária deste concelho organiza a iniciativa.
Segundo a agência Lusa, a organização conseguiu até ontem cerca de 150 pré-inscrições de interessados fora de Moimenta da Beira, oriundos do Norte e Sul do país.
Paulo Sanches, coordenador do Clube, disse à mesma agência de comunicação que “as expectativas são bastante grandes. Atendendo ao número de pré-inscrições feitas, que não são obrigatórias, vamos ultrapassar as anteriores edições em número de pessoas e de telescópios”.
Durante a tarde de sábado vão decorrer algumas iniciativas como palestras, enquanto se espera pela noite, o ponto alto. Vários astrónomos, professores e alunos de outras escolas juntar-se-ão em Moimenta da Beira, pelo que se estima que participarão mais 200 pessoas que não se inscreveram.
A ideia de enquadrar invisuais no projeto, denominado “O céu nas tuas mãos – astronomia tátil”, surgiu numa conversa entre Paulo e um colega, há três semanas, durante a concentração de telescópios.
A oportunidade de observar o céu de Moimenta é única: “não há tanta poluição luminosa e, como vamos para um sítio alto (o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços) e temos o cuidado de desligar a iluminação pública, ainda mais escura fica a noite”, explicou Paulo Sanches.
29 Maio 2014
Atualidade