Alerta para o uso de colírio

Imagem da notícia: Alerta para o uso de colírio

Várias entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Glaucoma, alertam para o uso indiscriminado de colírio com corticoide, tendo em conta o risco de contrair glaucoma.

Há vários locais que vendem este produto sem receita no Brasil, o que põe os pacientes em risco, visto que o uso inadequado de medicamentos oftalmológicos com corticoide provoca problemas graves na visão, como a cegueira.

A Sociedade Brasileira de Glaucoma promoveu um consenso para este problema. Já submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira duas solicitações para regular a venda destes produtos, mas não foi bem sucedida.

“A primeira solicitação foi feita em 2011 e ficou sem retorno. A segunda foi protocolada em 2013 e recebeu como resposta uma explicação sobre outro assunto. A impressão é que eles nem leram o nosso pedido. É um total descaso”, disse o presidente desta associação, Francisco Eduardo Lopes Lima.

Mas outros especialistas têm igualmente levantado voz sobre o assunto.

“O uso do colírio com corticoide pode ser benéfico em muitas situações, mas o seu uso crónico, sem indicação médica, é o que traz problema. Quando usado por anos, o corticoide provoca danos na estrutura do olho que levam ao aumento da pressão ocular, o que pode causar cegueira”, explicou Augusto Paranhos Jr., professor da Escola Paulista de Medicina e coordenador do consenso.

Completa que “a pressão do olho vai subindo aos poucos, mas sem que o paciente sinta. Quando o problema é descoberto, costuma estar num estado irreversível”.

Em declarações ao Estadao, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária esclareceu que “todas as demandas referentes ao controlo de medicamentos estão a ser tratadas num grupo coordenado pela agência que avalia formas para fazer com que, no Brasil, a prescrição médica seja, de facto, respeitada”. Completam ainda que “não adianta tratar cada medicamento de forma individual”, pois o fundamental é garantir que a receita é exigida nas farmácias.

30 Maio 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade