Novartis e Google unidas pela lente inteligente

Imagem da notícia: Novartis e Google unidas pela lente inteligente

A Novartis e a Google acordaram uma parceria para o fabrico de lentes de contacto “inteligentes”.

Tal como já havíamos relatado no início do ano, trata-se de um equipamento que terá a capacidade de medir os níveis de glicose no utilizador, algo útil para os diabéticos.

Através de microdispositivos localizados à superfície da lente, é possível medir os níveis de glicose nas lágrimas. Com uma pequena antena, do tamanho de um cabelo humano, estes dados são enviados para um outro aparelho móvel que descodificará a informação.

O teste é especialmente prático para os diabéticos evitarem a picada no dedo, tendo em conta que o equipamento pode fazer constantes análises ao fluido lacrimal.

Estas lentes, desenvolvidas no laboratório de projetos inovadores Google [x], corrigem a visão, mais em concreto doentes com presbiopia.

A Novartis irá recorrer à subsidiária Alcon para desenvolver um método de venda do produto.

15 Julho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade