“A CUF Porto é um grupo com alma”

Imagem da notícia: “A CUF Porto é um grupo com alma”

Falámos com Manuel Castro Neves, coordenador do Departamento de Oftalmologia da CUF Porto, que nos confidenciou que esta unidade é “um grupo com alma”.

OftalPro: É coordenador do Departamento de Oftalmologia da CUF Porto. Como descreve esta unidade de saúde?

Manuel Castro Neves: Na minha opinião, é um marco na Oftalmologia do Norte, por dois motivos principais: a sua base e a sua equipa. Este projeto começou de raiz, em 2006, pela mão de um grupo de distintos oftalmologistas que se entendiam bem. Na época, a organização incluiu na equipa um elemento de referência nacional de cada uma das subespecialidades. Hoje, somos 54 oftalmologistas (na organização Iberoftal), com provas dadas na prática clínica e académica, e com representatividade nos congressos internacionais, dignificando a marca CUF.Temos “mini-clínicas” superespecializadas dentro da CUF Porto, sendo que os pacientes têm, na mesma unidade, uma oferta abrangente para qualquer patologia ou técnica diagnóstica ou terapêutica. Atualmente, oferecemos um serviço de Oftalmologia altamente diferenciado e integrado. Ou seja, criámos um novo padrão de atuação clínica em Oftalmologia – a referenciação interna e o trabalho em grupo. Os vários elementos da equipa cruzam-se diariamente, trocam opiniões, fazem reuniões constantes, em que cada secção de subespecialidade apresenta o que há de novo nessa área. É um grupo com alma!

Leia a entrevista na próxima edição da OftalPro.

22 Setembro 2014
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

Porto recebe 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Porto Pálacio Hotel, na cidade Invicta, recebe o 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo. A OftalPro conversou com Jorge Breda, do comité científico do encontro, que fez uma antevisão do evento e deixou o convite à participação dos oftalmologistas.

Ler mais 17 Julho 2024
EntrevistasEventos e Formação

“O objetivo primordial é manter o foco no doente”

Da formação médica à especialização, Tiago Martins Silva aborda o momento mais difícil na sua prática profissional, caracterizando ainda a oftalmologia em Portugal, com o SNS e os seus desafios, as metas pessoais e o que de melhor e pior retira de quase 20 anos de prática clínica.

Ler mais 8 Julho 2024
Entrevistas