Investigadores desenvolvem um novo implante para tratar glaucoma

Imagem da notícia: Investigadores desenvolvem um novo implante para tratar glaucoma

Em Stanford, Estados Unidos da América, está a ser desenvolvido um implante que possibilita medir com mais certeza a pressão ocular.

Desta forma, os investigadores acreditam que é possível conceber diagnósticos mais certos para os vários problemas visuais, como a glaucoma. Para os pacientes que sofrem com esta doença, é necessário dirigirem-se com frequência a um oftalmologista para o profissional fazer as respetivas medições da pressão ocular interna, de forma a reduzir estes valores para o patamar dito norma ou abaixo do normal, sendo este o único tratamento para a glaucoma.

O que a equipa de investigadores do laboratório de Stephen Quake, professor de bioengenharia e física aplicada na Universidade de Stanford, e do oftalmologista Yossi Mandel, da universidade israelita de Bar-Ilan, foi projetar um método de medição certo e constante, tendo em conta que nem sempre os valores obtidos da pressão ocular interna são verdadeiros, o que afeta posterior a aplicação dos melhores tratamentos.

Foi desta forma que chegaram à conceção de um pequeno tubo, inserido como um implante intraocular, com uma extremidade aberta para conter os fluídos que enchem o olho e a outra com uma pequena lâmpada que contem gás. Assim que a pressão ocular interna aumenta, os fluídos são “arrastados” para dentro do tubo. A função do gás é reencaminhá-los de volta para o seu fluxo, num movimento constante.

Os pacientes podem tirar uma foto ao aparelho e reencaminhá-la para os profissionais que acompanham o caso, promovendo desta forma um acompanhamento clínico a 24 horas. Os investigadores confirmaram que este implante quase não causa distorção visual.

o entanto, o projeto ainda necessita de testes em humanos, algo que só avançará quando a equipa encontrar os materiais necessários para incrementar o tempo de via útil do tubo dentro do olho. Tendo em conta o ‘design’ simples do aparelho, os profissionais estão confiantes que em poucos anos o tubo estará funcional.

19 Setembro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Novartis Portugal tem novo country president

Mourad Aboubakr é o novo presidente da Novartis Portugal. Há 15 anos na Novartis, Mourad tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, tendo assumido várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, onde liderou equipas com culturas muito diversas.

Ler mais 24 Janeiro 2025
Atualidade

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade