“Bodas de prata” coincidem com evento científico

Imagem da notícia: “Bodas de prata” coincidem com evento científico

Um dos principais centros de investigação nas ciências da visão, a AIBILI (Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem), comemorou no dia 19 novembro 25 anos de existência.

Trata-se de um marco histórico não só para a instituição, mas também para o academismo português, tendo em conta que a AIBILI é dos principais impulsionadores desta área a nível mundial, sendo exemplo a parceria com a EVICR.net. Desde 1989 que Portugal conferiu à AIBILI a missão de pautar as ciências da visão, com particular destaque para a Oftalmologia.

Dedica-se “ao desenvolvimento e investigação clínica de novos produtos na área de saúde, para o tratamento médico e diagnóstico por imagem, privilegiando a inovação e a investigação translacional, com especial ênfase em visão e imagem, com o objetivo de trazer ao paciente os resultados da investigação biomédica”, explicou-nos José Cunha-Vaz, presidente desta instituição sediada em Coimbra.

Foi em 2004 que a AIBILI se tornou a sede e o centro coordenador da Rede Europeia de Centros de Investigação Clínica em Oftalmologia, EVICR.net – European Vision Institute Clinical Research Network, plataforma de investigação clínica em Oftalmologia, que promove padrões estandardizados de qualidade elevada.

Um dos momentos altos desta parceria internacional foio 9th EVICR.net Members Meeting, que decorreu de 16 a 18 de novembro nas instalaçõesda AIBILI e contou com a presença de 108 pessoas.

Estes dias foram oportunidade para tecer contactos com vários profissionais de renome, tanto nacionais como além-fronteiras, mas também ver em primeira mão as apresentações dos diversos estudos clínicos atualmente em curso da EVICR.net, que abrangem as áreas da Degenerescência Macular Relacionada com a Idade, Retinopatia Diabética, Glaucoma e Segmento Anterior.

Saia mais na próxima edição da OftalPro.

18 Dezembro 2014
Eventos e Formação

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`