Caso clínico que valeu mérito

Imagem da notícia: Caso clínico que valeu mérito

Conheça ao pormenor o caso do trabalho que mereceu reconhecimento à médica oftalmologista Teresa Paínhas, no 90º Congresso da Sociedade Espanhola de Oftalmologia, explicado pela própria.

“Trata-se de um caso de um doente com 70 anos com glaucoma de ângulo aberto assimétrico, em seguimento há 10 anos no nosso serviço. O doente não apresentava nenhum sinal de glaucoma secundário, mas começou a mostrar progressão da lesão glaucomatosa com alterações perimétricas à esquerda nos últimos dois anos, apesar de clinicamente apresentar pressão intraocular controlada com tratamento médico.

Foi realizado eco-doppler retrobulbar (pela médica oftalmologista Isabel Lopes Cardoso), que demonstrou aumento do índice de resistência bilateralmente e, mais ainda, uma assimetria nas velocidades da artéria oftálmica do OE comparativamente ao OD. Isto motivou a orientação para realização de eco-doppler carotídeo, que revelou uma estenose hemodinamicamente significativa na artéria carótida direita, surpreendentemente contra-lateral ao olho com glaucoma avançado. Interpretamos este facto, como uma situação de roubo sanguíneo da artéria carótida direita, para equalização do fluxo cerebral, através do polígono de Willis, com possíveis consequências numa redução de fluxo na artéria oftálmica esquerda, sendo a possível causa de progressão de glaucoma no OE.

A favor desta hipótese, temos a melhoria das velocidades na artéria oftálmica após a realização da endarterectomia carotídea e uma discreta melhoria no exame perimétrico do OE, traduzindo que a lesão das células ganglionares ainda era em parte reversível. O interesse do caso clínico foi a deteção de uma patologia sistémica com morbilidade e mortalidade assinalável, tendo como partida o exame oftalmológico.

Este doente tinha já queixas de insuficiência vascular cerebral que não contou no âmbito das várias consultas de Oftalmologia e que referiu apenas depois de realizada a cirurgia carotídea, quando quis exprimir a Isabel Lopes-Cardoso, o profundo agradecimento pela melhoria sintomática e melhoria da qualidade de vida conseguidas.”

Leia o artigo na íntegra na OftalPro 28, aqui.

30 Janeiro 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia