Caso clínico que valeu mérito

Imagem da notícia: Caso clínico que valeu mérito

Conheça ao pormenor o caso do trabalho que mereceu reconhecimento à médica oftalmologista Teresa Paínhas, no 90º Congresso da Sociedade Espanhola de Oftalmologia, explicado pela própria.

“Trata-se de um caso de um doente com 70 anos com glaucoma de ângulo aberto assimétrico, em seguimento há 10 anos no nosso serviço. O doente não apresentava nenhum sinal de glaucoma secundário, mas começou a mostrar progressão da lesão glaucomatosa com alterações perimétricas à esquerda nos últimos dois anos, apesar de clinicamente apresentar pressão intraocular controlada com tratamento médico.

Foi realizado eco-doppler retrobulbar (pela médica oftalmologista Isabel Lopes Cardoso), que demonstrou aumento do índice de resistência bilateralmente e, mais ainda, uma assimetria nas velocidades da artéria oftálmica do OE comparativamente ao OD. Isto motivou a orientação para realização de eco-doppler carotídeo, que revelou uma estenose hemodinamicamente significativa na artéria carótida direita, surpreendentemente contra-lateral ao olho com glaucoma avançado. Interpretamos este facto, como uma situação de roubo sanguíneo da artéria carótida direita, para equalização do fluxo cerebral, através do polígono de Willis, com possíveis consequências numa redução de fluxo na artéria oftálmica esquerda, sendo a possível causa de progressão de glaucoma no OE.

A favor desta hipótese, temos a melhoria das velocidades na artéria oftálmica após a realização da endarterectomia carotídea e uma discreta melhoria no exame perimétrico do OE, traduzindo que a lesão das células ganglionares ainda era em parte reversível. O interesse do caso clínico foi a deteção de uma patologia sistémica com morbilidade e mortalidade assinalável, tendo como partida o exame oftalmológico.

Este doente tinha já queixas de insuficiência vascular cerebral que não contou no âmbito das várias consultas de Oftalmologia e que referiu apenas depois de realizada a cirurgia carotídea, quando quis exprimir a Isabel Lopes-Cardoso, o profundo agradecimento pela melhoria sintomática e melhoria da qualidade de vida conseguidas.”

Leia o artigo na íntegra na OftalPro 28, aqui.

30 Janeiro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

APOR: 25º Congresso marcado para Aveiro

O 25º Congresso Nacional de Ortoptistas acontecerá em Aveiro, entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, reunindo profissionais, pesquisadores e indústrias do setor para discutir avanços e desafios na ortóptica.

Ler mais 11 Março 2025
Atualidade

Goldfarma comemora duas décadas

Foi há 20 anos que a empresa iniciou a sua atividade no mercado da saúde em Portugal, pelas mãos de Vasco Pinto. Com a celebração do aniversário, a Goldfarma vai alterar o rebranding da marca.

Ler mais 24 Fevereiro 2025
Atualidade