Investigadores da FMUC distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia

Imagem da notícia: Investigadores da FMUC distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito do Grupo de Investigação Fundamental e Translacional (GIFT), atribuiu uma Bolsa de Investigação a Rosa Fernandes e Francisco Ambrósio, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), durante a Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, que decorreu recentemente.

O projeto intitulado “Role of GLP-1 in prevention of retinal inflammation and vascular permeability in diabetic retinopathy”, que está a ser desenvolvido no IBILI, pretende estudar os efeitos diretos das terapias baseadas nas incretinas na microvasculatura da retina.

Trata-se de uma abordagem com potencial de enorme relevância clínica, uma vez que a retinopatia diabética continua a ser uma das principais complicações da diabetes, e este projeto poderá contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para a retinopatia diabética.

 

15 Abril 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade