“Semana da Visão” alerta para os problemas da saúde ocular dos portugueses
No âmbito do Dia Mundial da Visão, que este ano se celebrou a 8 de outubro, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) organiza a 1ª Semana da Visão em Portugal. De 8 a 15 de outubro, a SPO irá promover uma série de iniciativas que alertam para os problemas visuais dos portugueses. O principal objetivo é sensibilizar a população para as causas de cegueira que é possível prevenir, incentivando esta prevenção.
Maria João Quadrado, presidente da SPO, afirma que “as pessoas preocupam-se cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade de cuidar da saúde dos seus olhos. A grande maioria das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas. As principais, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia podem ser corrigidos com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Outros problemas como a catarata, a degenerescência macular da idade, a retinopatia diabética e o glaucoma podem levar a perda da visão quando não detetados atempadamente”.
Entre as várias iniciativas que a SPO vai dinamizar na Semana da Visão, a presidente destaca os rastreios. “O rastreio para a prevenção da cegueira é das estratégias com melhor relação custo-benefício e a observação regular pelo oftalmologista é o mais indicado. As crianças devem ser observadas aos 3 anos, de forma a detetar defeitos que passam despercebidos aos pais”.
Os cuidados com a visão devem manter-se ao longo da vida. “Aos 40-50 anos, quando surge a presbiopia, deve consultar-se um oftalmologista e iniciar o despiste de glaucoma. Em idades mais avançadas é obrigatória a observação anual para despiste de catarata, glaucoma e degenerescência macular da idade. O envelhecimento da população significa que o risco de desenvolver deficiência visual relacionada com a idade é cada vez maior. Cerca de 65 por cento das pessoas com deficiência visual têm 50 anos ou mais e em Portugal temos vindo a assistir a um aumento de casos de baixa visão por degenerescência macular da idade e retinopatia diabética. Nestas situações é obrigatório o exame oftalmológico anual”, defende Maria João Quadrado.
O Dia Mundial da Visão tem como objetivo lembrar que as principais causas de cegueira no mundo podem ser prevenidas e/ou tratadas se as populações tiverem acesso a cuidados de saúde adequados. Ontem (8 de outubro) iniciaram-se na baixa do Porto os rastreios ao público com divulgação de vários folhetos informativos sobre algumas das patologias cujo tratamento pode fazer alterar o percurso para a perda de visão. No dia 12 de outubro, os rastreios e ações de sensibilização chegam à baixa de Coimbra e a semana encerra a 15 de outubro com as ações de rua a decorrerem no centro de Lisboa.
9 Outubro 2015
Atualidade