AIBILI recebe Prémio Pfizer 2015 de Investigação Clínica

Imagem da notícia: AIBILI recebe Prémio Pfizer 2015 de Investigação Clínica

José Cunha-Vaz e Torcato Santos recebem hoje o Prémio Pfizer 2015 de Investigação Clínica numa cerimónia que decorrerá a partir das 18:00h, no Grande Auditório do Edifício Egaz Moniz, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

“Automated analysis of retinal extracellular space using Spectral Domain Optical Coherence Tomography. A non-invasive indirect identification of the sites of alterations of the Blood-Retinal Barrier” é o trabalho galardoado, realizado na AIBILI, em Coimbra.

A retinopatia diabética e as doenças vasculares da retina são das causas mais frequentes de perda de visão, e estão diretamente relacionadas com a alteração da Barreira Hemato-Retiniana, sistema essencial de proteção da retina localizado nos vasos e no epitélio pigmentar da retina. Estas patologias têm grande impacto social face ao aumento progressivo da diabetes na população mundial.

Com o objetivo de contribuir para dinamizar a investigação em Ciências da Saúde em Portugal, a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) e os Laboratórios Pfizer entregam os Prémios Pfizer desde 1956 que constitui um dos mais importantes galardões em Investigação Biomédica em Portugal. Distinguem os melhores trabalhos de investigação Básica e Clínica em Ciências da Saúde, total ou parcialmente realizados em instituições portuguesas.

 

15 Dezembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade