Prémio Mantero Belard para Francisco Ambrósio

Imagem da notícia: Prémio Mantero Belard para Francisco Ambrósio

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), liderada por Francisco Ambrósio, venceu o Prémio Mantero Belard, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A cerimónia de entrega dos Prémios Santa Casa Neurociências decorreu a 2 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda. O Prémio Mantero Belard entrega 200 mil euros ao melhor projeto de investigação, clínica ou científica, que contribua significativamente para a compreensão das causas, prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, associadas ao envelhecimento, como as doenças de Parkinson e de Alzheimer.

A equipa, constituída por investigadores da Faculdade de Medicina, do CNC, ICNAS e CHUC, apresentou o estudo subordinado ao tema “The changing brain in Alzheimer’s disease: is the retina a reliable mirror of disease onset and progression?”.

 

22 Janeiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO promove Reunião Conjunta

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Vidago Palace Hotel recebeu a Reunião Conjunta dos Grupos Portugueses de Retina e Vítreo e Patologia Oncológica e Genética Ocular, organizada pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Ler mais 10 Novembro 2025
Atualidade

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade