Alimentos verdes podem diminuir risco de contrair doenças visuais

Imagem da notícia: Alimentos verdes podem diminuir risco de contrair doenças visuais

Cientistas da Brigham & Women’s Hospital e da Harvard Medical School in Boston afirmam que vegetais de folha verde reduzem potencialmente o risco de contrair glaucoma.

De acordo com os investigadores, quem consome alimentos ricos em nitrato, presente em espinafres, alface e cenouras, por exemplo, reduz entre 20 a 30 por cento o risco de desenvolver glaucoma de ângulo aberto.

Mediante os resultados de 64 mil mulheres e 41 mil homens, entre 1984 e 2012, entre os 40 e os 68 anos, mantinham uma alimentação com base nestes alimentos e nenhuma tinha sido diagnosticado com glaucoma antes do estudo.

De dois em dois anos submeteram-se a exames visuais e foram diagnosticados 1.483 casos positivos de glaucoma. Não só concluíram que a dieta diminui o risco de glaucoma de campo aberto como de outros problemas visuais, tal como estocoma.

26 Janeiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que inclui uma categoria para alunos cegos e amblíopes, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação.

Ler mais 24 Novembro 2020
Atualidade

Investigadores testam IA no diagnóstico da Covid-19

Uma equipa de investigadores, constituída por portugueses e brasileiros, vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da Covid-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

Ler mais 20 Novembro 2020
Atualidade