Nova tecnologia simula cirurgias oculares

Imagem da notícia: Nova tecnologia simula cirurgias oculares

Estudantes da Cumming School of Medicine, da Universidade de Calgary, Canadá, estão a utilizar um simulador avançado que possibilita recriar cenários virtuais de intervenções oculares.

Esta nova tecnologia simula técnicas praticadas em wet lab ou em olhos de porco, com uma panóplia de casos como a catarata, cirurgia da retina e intraocular.

“O Eyesi simula o cenário de uma cirurgia ocular para os nossos estudantes e dá-lhes uma oportunidade única de afinar as suas habilidades, antes de experienciarem casos de verdade”, disse Chris Hanson, diretor do programa de oftalmologia daquele instituto.

O equipamento de 150 mil dólares foi utilizado pela primeira vez com 10 estudantes em dezembro de 2015. Inclui um manequim, com olhos do tamanho humano, um microscópio para ver e manipular a porção interna do olho, um monitor e pedais de controlo. O olho inclui oito orifícios, para permitir a manipulação por vários instrumentos.

 

18 Abril 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade