Nova tecnologia simula cirurgias oculares

Imagem da notícia: Nova tecnologia simula cirurgias oculares

Estudantes da Cumming School of Medicine, da Universidade de Calgary, Canadá, estão a utilizar um simulador avançado que possibilita recriar cenários virtuais de intervenções oculares.

Esta nova tecnologia simula técnicas praticadas em wet lab ou em olhos de porco, com uma panóplia de casos como a catarata, cirurgia da retina e intraocular.

“O Eyesi simula o cenário de uma cirurgia ocular para os nossos estudantes e dá-lhes uma oportunidade única de afinar as suas habilidades, antes de experienciarem casos de verdade”, disse Chris Hanson, diretor do programa de oftalmologia daquele instituto.

O equipamento de 150 mil dólares foi utilizado pela primeira vez com 10 estudantes em dezembro de 2015. Inclui um manequim, com olhos do tamanho humano, um microscópio para ver e manipular a porção interna do olho, um monitor e pedais de controlo. O olho inclui oito orifícios, para permitir a manipulação por vários instrumentos.

 

18 Abril 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade