SNS quer avaliar visão infantil

Imagem da notícia: SNS quer avaliar visão infantil

O recente despacho publicado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) visa implementar um rastreio para avaliação da acuidade visual infantil.

Em síntese, as crianças terão de realizar pelo menos dois rastreios até fazerem cinco anos, sendo o primeiro aos dois anos. Caso seja detetado algum problema visual, serão chamadas para uma consulta de oftalmologia no hospital. Estima-se que o período de espera seja mais reduzido, mas, se o problema for urgente, a resposta será emitida em quatro semanas.

Para já, trata-se de um projeto-piloto, a ser testado na região Norte, nos centros de saúde do Porto, Gondomar, Maia e Valongo, como também nos hospitais de São João e Santo António, a começar em novembro.

Para além das crianças, será dado um reforço no rastreio à Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMI), com ênfase nos diabéticos, sendo que os casos graves têm um período de espera de chamada ao hospital de quatro semanas.

9 Maio 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade

Portugal Clinical Studies impulsiona investigação

A nova plataforma foi desenvolvida pela NTT DATA para a AICIB e centraliza o acesso a todos os intervenientes dos estudos clínicos, disponibilizando serviços de apoio adequados para cada fase do ciclo de vida dos ensaios.

Ler mais 15 Setembro 2025
Atualidade