Missão: poder tratar melhor os doentes da retina

Imagem da notícia: Missão: poder tratar melhor os doentes da retina

O médico oftalmologista Rufino Silva falou-nos sobre o GER – Grupo de Estudos da Retina, do qual é presidente.

“O GER – Grupo de Estudos da Retina nasce espontaneamente entre os médicos oftalmologistas dedicados à retina. A amizade e o prazer em aprender e partilhar conhecimentos e experiências estão na sua origem. É esta a grande riqueza, é esta a força do GER.

Ao longo dos últimos 10 anos, um grupo, progressivamente maior de oftalmologistas dedicados à retina, foi-se reunindo, três ou quatro vezes por ano.

Com uma nova visão da comunidade oftalmológica, baseada na amizade, na informalidade e no prazer de conviver e trocar conhecimentos e experiências, foi possível quebrar barreiras, aproximar os diversos serviços de oftalmologia e iniciar a realização de uma atividade científica muito produtiva.

São exemplo as diferentes ‘guidelines’ elaboradas (da DMI, da RD, das oclusões venosas), os vários livros “25 perguntas, 25 respostas” (sobre a DMI, sobre a RD, sobre as membranas epiretinianas ou sobre a interface vítreo-retina) e os manuais AMD BOOK e Manual de Retina.

Ao mesmo tempo, os membros do GER procuraram melhorar a sua formação em áreas como elaboração de artigos científicos, pesquisa bibliográfica, custos em saúde, telemedicina em oftalmologia, análise estatística.

Todos os membros do GER são membros ativos e colaborantes da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e do Grupo Português de Retina e Vítreo (GPRV). O trabalho conjunto com a SPO e o GPRV potencia resultados que em última análise contribuirão para o último objetivo comum: poder tratar melhor os doentes da retina”.

12 Maio 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas