Diabetes: perda de visão afeta rotina

Imagem da notícia: Diabetes: perda de visão afeta rotina

A esmagadora maioria dos adultos diabéticos inquiridos sobre a doença afirma que a perda de visão afetou as suas atividades diárias, como a condução e o trabalho, e dificultou, ou mesmo impossibilitou, o cumprimento de tarefas domésticas.

De acordo com as conclusões do Barómetro da Retinopatia Diabética, citadas pelo Observador, as limitações da perda de visão foram reportadas por 94% dos inquiridos.

O Barómetro resulta de inquéritos realizados a 4.340 adultos diabéticos e 2.329 profissionais de saúde de 41 países. Em Portugal, responderam ao inquérito 73 adultos diabéticos e 80 profissionais de saúde.

Outra conclusão do barómetro indica que 48% dos doentes apontaram os longos tempos de espera para uma consulta como “uma barreira para exames oftalmológicos”. Mais de um quarto (27%) dos inquiridos nunca discutiu a saúde ocular com o seu médico ou só o fizeram após aparecerem sintomas associados, enquanto um pouco menos (24%) estão inscritos em programas de gestão da diabetes.

Dos diabéticos com retinopatia diabética e edema macular diabético, um quarto afirma que as alterações da visão dificultaram a gestão da diabetes.

Saiba mais aqui.

30 Novembro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade