Diabetes: perda de visão afeta rotina

A esmagadora maioria dos adultos diabéticos inquiridos sobre a doença afirma que a perda de visão afetou as suas atividades diárias, como a condução e o trabalho, e dificultou, ou mesmo impossibilitou, o cumprimento de tarefas domésticas.

De acordo com as conclusões do Barómetro da Retinopatia Diabética, citadas pelo Observador, as limitações da perda de visão foram reportadas por 94% dos inquiridos.

O Barómetro resulta de inquéritos realizados a 4.340 adultos diabéticos e 2.329 profissionais de saúde de 41 países. Em Portugal, responderam ao inquérito 73 adultos diabéticos e 80 profissionais de saúde.

Outra conclusão do barómetro indica que 48% dos doentes apontaram os longos tempos de espera para uma consulta como “uma barreira para exames oftalmológicos”. Mais de um quarto (27%) dos inquiridos nunca discutiu a saúde ocular com o seu médico ou só o fizeram após aparecerem sintomas associados, enquanto um pouco menos (24%) estão inscritos em programas de gestão da diabetes.

Dos diabéticos com retinopatia diabética e edema macular diabético, um quarto afirma que as alterações da visão dificultaram a gestão da diabetes.

Saiba mais aqui.

30 Novembro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade

Novo Consenso WSPOS 2025 sobre Miopia

As Declarações de Consenso da WSPOS são Declarações sobre tópicos pertinentes à oftalmologia pediátrica e ao estrabismo, elaboradas pelos membros do Bureau Executivo e Científico da WSPOS. Todas as Sociedades Membro e os Países Capitulares da WSPOS concordam com essas declarações.

Ler mais 6 Junho 2025
Atualidade