De pequenino se torce o olhar

Imagem da notícia: De pequenino se torce o olhar

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) lançou em 2016 o projeto-piloto de rastreio visual infantil gratuito, destinado a todas as crianças com dois anos de idade, com repetição entre os quatro e os cinco anos. Os resultados não deixaram margem para dúvidas: 15% das crianças examinadas revelaram problemas oftalmológicos.

Para já, segundo Fernando Tavares, coordenador do projeto da ARSN, está previsto o alargamento do programa a oito ACES da região norte, para a médio prazo se alargar a todo o território nacional. “Esta iniciativa vem de encontro ao que está previsto na convenção de saúde, ou seja, dar mais elevação à componente da visão em Portugal. A área de intervenção precoce é fundamental para as nossas crianças, que se refletirá no seu futuro”, declarou o especialista à OftalPro.

“Ainda não temos os resultados finais, mas posso adiantar que 15% dos exames demonstraram problemas sérios de visão. Ora, com um diagnóstico precoce é possível resolver determinadas situações. Este rastreio de saúde reveste-se pois de um enorme sucesso”.

Saiba mais na próxima edição.

3 Janeiro 2017
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Miranza reforça presença no Norte de Portugal

O grupo oftalmológico espanhol Miranza acaba de ampliar a sua rede em Portugal com a aquisição da Oftalmocenter, marcando a segunda clínica do grupo no país, após a entrada da Miranza Coantas, em maio de 2025.

Ler mais 9 Dezembro 2025
Atualidade

Juramento de Hipócrates reúne 800 novos médicos no Porto

Com este compromisso ético, os novos médicos prometem dedicar a sua vida ao serviço da saúde humana, atuar sem causar dano, colocar sempre o doente em primeiro lugar e respeitar a dignidade e o segredo médico, fundamentos essenciais da profissão.

Ler mais 1 Dezembro 2025
Atualidade

SPO integra o Programa HCP Barometer

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) passou a fazer parte do Programa HCP Barometer, um projeto internacional que reúne especialistas em retina, saúde ocular e envelhecimento. A iniciativa pretende mapear as necessidades dos profissionais de saúde e fomentar discussões que contribuam para melhorar a prática clínica a nível mundial.

Ler mais 18 Novembro 2025
Atualidade