Oftalmologista portuguesa premiada nos EUA

Imagem da notícia: Oftalmologista portuguesa premiada nos EUA

A oftalmologista portuguesa Inês Laíns ganhou o Evangelos S. Gragoudas Award, da Harvard Medical School, nos Estados Unidos da América (EUA).

O trabalho de Inês Laíns foi reconhecido como o melhor artigo científico publicado pelo Departamento de Oftalmologia da Harvard Medical School, que “foi de particular importância para compreender a degenerescência macular relacionada com a idade (DMI), a principal causa de cegueira em indivíduos com mais de 50 anos no mundo ocidental”, é revelado em comunicado.

Segundo a investigadora, “trata-se de uma doença progressiva, que geralmente não causa sintomas nas fases iniciais, só se manifestando por perda de visão quando já há lesões oculares muito significativas. Infelizmente, os típicos testes de visão efetuados numa consulta de oftalmologia chegam já muito tarde e precisamos de novas formas de identificar e reconhecer doentes com DMI, ou em risco de desenvolver a doença”, adianta a especialista.

Inês Laíns trabalha neste projeto sob supervisão de Joan Miller, uma especialista mundial em oftalmologia e vencedora do Prémio Champalimaud da Visão em 2014.

11 Julho 2017
Oftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Inquérito da Essilor avalia população sobre vista cansada

O Departamento de Saúde Visual da Essilor Portugal, dirigido por Alberto Silva, está a fazer um inquérito à população portuguesa para conhecer as opiniões e rotinas dos indivíduos potencialmente presbitas e tentar compreender os hábitos visuais de cada um, especialmente no atual contexto de pandemia.

Ler mais 24 Setembro 2020
Oftalmologia

Oftalmologista alerta para o risco de acidente com álcool-gel

A médica oftalmologista Cláudia Bacalhau afirma que tem assistido neste período pandémico a um aumento de casos de acidentes com o uso de álcool-gel e desinfetantes de mãos de base alcoólica, por contacto acidental com os olhos, principalmente em crianças.

Ler mais 23 Setembro 2020
Oftalmologia

Telemedicina continua a “criar ondas” na oftalmologia

A pandemia de Covid-19 está a transformar a forma como a medicina é praticada em todo o mundo. Novas alternativas para o modus operandi da prestação de cuidados de saúde tradicionais têm sido escolhidas durante estes tempos incertos.

Ler mais 22 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia