Startup portuguesa ganha 2 milhões de euros para combater Alzheimer

Imagem da notícia: Startup portuguesa ganha 2 milhões de euros para combater Alzheimer

Há uma spin-off portuguesa que acaba de receber dois milhões de euros para o combate à doença de Alzheimer através do uso da Inteligência Artificial e da Fotónica. O prémio foi atribuído pelo Wild Card, um programa de aceleração do EIT Health – o maior consórcio da área da saúde no Mundo – para projetos disruptivos na área da saúde, que escolheu a startup de entre centenas de projetos.

Os investigadores da iLoF – nome da spin-off do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) – criaram um sistema portátil para servir de biblioteca de “impressões digitais” de várias doenças neuro degenerativas, permitindo testes rápidos e pouco invasivos em doenças como o Parkinson ou tumores cerebrais, usando apenas microlitros de sangue. Os investigadores querem agora unir esforços no combate à doença de Alzheimer.

A iLoF é composta por três investigadores portugueses – do INESC TEC, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do I3S (Joana Paiva (INESC TEC/FCUP), Luís Valente (INESC TEC) e Paula Sampaio (I3S/FCUP) – e um da Universidade de Oxford (Mehak Mumtaz). 

“A cada três segundos alguém no mundo desenvolve a doença de Alzheimer. Apesar de existirem 50 milhões de pessoas em todo o mundo com esta doença, não houve qualquer tratamento novo aprovado nos últimos 14 anos e foram mais de 400 os estudos clínicos falhados. Outro dado reconhecido é o facto de se prever que o número de doentes de Alzheimer triplique até 2050. Foi este o paradigma que quisemos mudar: usar a inteligência artificial e a fotónica para acelerar o desenvolvimento de tratamentos novos e personalizados para a doença de Alzheimer”, explica Joana Paiva, investigadora do INESC TEC e uma das fundadoras da iLoF. 

Saiba mais sobre a empresa aqui.

7 Novembro 2019
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade