Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

Imagem da notícia: Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China.

Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual. Desde então, vários outros casos foram reportados e muitos mais foram descobertos sobre as manifestações oculares potencialmente relacionadas com o SARS-CoV-2.

A 3 de agosto, uma investigação no banco de dados da Organização Mundial de Saúde sobre a literatura global relacionada com a Covid-19 encontrou 220 publicações incluindo a palavra “ocular”, 351 incluindo a palavra “olho” e 169 incluindo a palavra “oftalmologia”.

“Num artigo publicado em maio, apenas 5% dos 534 casos apresentaram conjuntivite. No entanto, foram relatados outros sintomas, como olho seco, visão turva e sensação de corpo estranho”, disse Laura M. Periman, membro do Conselho da Healio/OSN, especialista mundialmente reconhecida em imunologia e doenças da superfície ocular.

Saiba mais aqui.

16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

SPO com novo webinar a 21 de abril

Ciclo de conferências online continua esta quarta-feira, 21 de abril, com debate sobre os “doentes a referenciar à baixa visão”.

Ler mais 20 Abril 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia