Oftalmologista de Coimbra cria plataforma IOLzero

Miguel Raimundo, especialista do corpo clínico da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, é o criador de uma plataforma online clínica destinada a oftalmologistas e que permite monitorizar e otimizar os resultados refrativos na cirurgia da catarata. Com esta nova ferramenta, batizada de IOLzero, os cirurgiões podem analisar de forma constante os seus resultados e introduzir fatores de correção para as cirurgias seguintes.
A ideia de construção do IOLzero colocou-se a Miguel Raimundo em consequência das suas próprias necessidades enquanto cirurgião oftalmologista. O software encontra-se nesta altura na fase final de desenvolvimento, estando já disponível para os oftalmologistas uma versão experimental, com praticamente todas as funcionalidades operacionais.

A primeira versão foi disponibilizada em maio deste ano, tendo o grosso do desenvolvimento sido feito durante o período de confinamento. O criador está convicto de que a plataforma estará madura o suficiente para se considerar estável em janeiro próximo.
10 Novembro 2020
Oftalmologia