Oftalmologista de Coimbra cria plataforma IOLzero

Imagem da notícia: Oftalmologista de Coimbra cria plataforma IOLzero

Miguel Raimundo, especialista do corpo clínico da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, é o criador de uma plataforma online clínica destinada a oftalmologistas e que permite monitorizar e otimizar os resultados refrativos na cirurgia da catarata. Com esta nova ferramenta, batizada de IOLzero, os cirurgiões podem analisar de forma constante os seus resultados e introduzir fatores de correção para as cirurgias seguintes.

A ideia de construção do IOLzero colocou-se a Miguel Raimundo em consequência das suas próprias necessidades enquanto cirurgião oftalmologista. O software encontra-se nesta altura na fase final de desenvolvimento, estando já disponível para os oftalmologistas uma versão experimental, com praticamente todas as funcionalidades operacionais.

A primeira versão foi disponibilizada em maio deste ano, tendo o grosso do desenvolvimento sido feito durante o período de confinamento. O criador está convicto de que a plataforma estará madura o suficiente para se considerar estável em janeiro próximo.

10 Novembro 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Descoberta nova estratégia para tratamento do glaucoma

Um estudo recente, realizado por investigadores do Karolinska Institutet e do St. Erik Eye Hospital, pode ter descoberto uma nova forma de complementar os métodos de tratamento atuais para o glaucoma baseados no metabolismo celular.

Ler mais 12 Janeiro 2021
Oftalmologia