A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Imagem da notícia: A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Um novo estudo indica que a córnea pode ser resistente ao SARS-CoV-2, vírus que causa a doença Covid-19, uma vez que nesta zona o vírus não se multiplica, ao contrário daquilo que acontece com outros vírus. Os investigadores compararam a resposta do SARS-CoV-2, do vírus herpes simplex e do vírus Zika e os resultados são surpreendentes.

“Embora o vírus herpes simplex possa infetar a córnea e espalhar-se para outras partes do corpo em pacientes com sistema imunológico comprometido, e o vírus Zika tenha sido encontrado em lágrimas e tecido da córnea, o SARS-CoV-2 não parece multiplicar-se na córnea humana”, explicam os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, EUA, e autores do estudo publicado a 3 de novembro na revista científica Cell Reports.

De acordo com a revista Magg, a conclusão foi feita com base na análise em laboratório de 25 córneas de ratos e 25 córneas de humanos expostas aos vírus herpes simplex, Zika e SARS-CoV-2 e apesar de perceberem que a córnea do olho pode ser resistente ao vírus, o autor principal do estudo, Jonathan J. Miner, alerta: “As nossas descobertas não provam que todas as córneas são resistentes”, ainda que todas as que foram testadas tenham resistido à SARS-CoV-2.

Saiba mais aqui.

9 Novembro 2020
Atualidade

`

Notícias relacionadas

CCVO lança Eagle Eye Vison Drink

Entre os dias 18 e 20 de abril, a CCVO marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Ortoptistas, onde lançou “um produto inédito”, o Eagle Eye Vision Drink, um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do desempenho visual, prevenção e tratamento de degeneração macular em fase inicial.

Ler mais 24 Maio 2024
Atualidade

HOYA estreia-se na TV em Portugal

Pela primeira vez, a HOYA vai anunciar a MiYOSMART, lente para a gestão da miopia em crianças e adolescentes, na televisão portuguesa, nos canais CMTV e TVI.

Ler mais 23 Maio 2024
AtualidadeLentes e Equipamentos