A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Imagem da notícia: A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Um novo estudo indica que a córnea pode ser resistente ao SARS-CoV-2, vírus que causa a doença Covid-19, uma vez que nesta zona o vírus não se multiplica, ao contrário daquilo que acontece com outros vírus. Os investigadores compararam a resposta do SARS-CoV-2, do vírus herpes simplex e do vírus Zika e os resultados são surpreendentes.

“Embora o vírus herpes simplex possa infetar a córnea e espalhar-se para outras partes do corpo em pacientes com sistema imunológico comprometido, e o vírus Zika tenha sido encontrado em lágrimas e tecido da córnea, o SARS-CoV-2 não parece multiplicar-se na córnea humana”, explicam os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, EUA, e autores do estudo publicado a 3 de novembro na revista científica Cell Reports.

De acordo com a revista Magg, a conclusão foi feita com base na análise em laboratório de 25 córneas de ratos e 25 córneas de humanos expostas aos vírus herpes simplex, Zika e SARS-CoV-2 e apesar de perceberem que a córnea do olho pode ser resistente ao vírus, o autor principal do estudo, Jonathan J. Miner, alerta: “As nossas descobertas não provam que todas as córneas são resistentes”, ainda que todas as que foram testadas tenham resistido à SARS-CoV-2.

Saiba mais aqui.

9 Novembro 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Bayer marcou presença no Congresso EURETINA

A Bayer voltou a marcar presença no Congresso EURETINA, que se realizou entre os dias 19 a 22 de setembro, em Barcelona, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Retina. Este ano, a Bayer esteve presente com 18 simpósios, entre os dias 19 e 20 de setembro, dando destaque às áreas terapêuticas nas quais a companhia possui tratamentos.

Ler mais 25 Setembro 2024
Atualidade

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade