A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Imagem da notícia: A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Um novo estudo indica que a córnea pode ser resistente ao SARS-CoV-2, vírus que causa a doença Covid-19, uma vez que nesta zona o vírus não se multiplica, ao contrário daquilo que acontece com outros vírus. Os investigadores compararam a resposta do SARS-CoV-2, do vírus herpes simplex e do vírus Zika e os resultados são surpreendentes.

“Embora o vírus herpes simplex possa infetar a córnea e espalhar-se para outras partes do corpo em pacientes com sistema imunológico comprometido, e o vírus Zika tenha sido encontrado em lágrimas e tecido da córnea, o SARS-CoV-2 não parece multiplicar-se na córnea humana”, explicam os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, EUA, e autores do estudo publicado a 3 de novembro na revista científica Cell Reports.

De acordo com a revista Magg, a conclusão foi feita com base na análise em laboratório de 25 córneas de ratos e 25 córneas de humanos expostas aos vírus herpes simplex, Zika e SARS-CoV-2 e apesar de perceberem que a córnea do olho pode ser resistente ao vírus, o autor principal do estudo, Jonathan J. Miner, alerta: “As nossas descobertas não provam que todas as córneas são resistentes”, ainda que todas as que foram testadas tenham resistido à SARS-CoV-2.

Saiba mais aqui.

9 Novembro 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Myopia control in 2021” é o tema do webinar com Carla Lança

No próximo dia 28 de setembro, pelas 21h30, a Professora Assistente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Carla Lança, vai participar no webinar com o tema “Myopia control in 2021”, promovido pela Essilor Portugal, através da Oftalmoonline.

Ler mais 27 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia