A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Imagem da notícia: A córnea poderá ser resistente ao vírus que causa Covid-19?

Um novo estudo indica que a córnea pode ser resistente ao SARS-CoV-2, vírus que causa a doença Covid-19, uma vez que nesta zona o vírus não se multiplica, ao contrário daquilo que acontece com outros vírus. Os investigadores compararam a resposta do SARS-CoV-2, do vírus herpes simplex e do vírus Zika e os resultados são surpreendentes.

“Embora o vírus herpes simplex possa infetar a córnea e espalhar-se para outras partes do corpo em pacientes com sistema imunológico comprometido, e o vírus Zika tenha sido encontrado em lágrimas e tecido da córnea, o SARS-CoV-2 não parece multiplicar-se na córnea humana”, explicam os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, EUA, e autores do estudo publicado a 3 de novembro na revista científica Cell Reports.

De acordo com a revista Magg, a conclusão foi feita com base na análise em laboratório de 25 córneas de ratos e 25 córneas de humanos expostas aos vírus herpes simplex, Zika e SARS-CoV-2 e apesar de perceberem que a córnea do olho pode ser resistente ao vírus, o autor principal do estudo, Jonathan J. Miner, alerta: “As nossas descobertas não provam que todas as córneas são resistentes”, ainda que todas as que foram testadas tenham resistido à SARS-CoV-2.

Saiba mais aqui.

9 Novembro 2020
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade