Lasik: nova tecnologia pode melhorar diagnóstico e tratamento

Imagem da notícia: Lasik: nova tecnologia pode melhorar diagnóstico e tratamento

A cirurgia ocular LASIK é uma das cirurgias mais populares nos Estados Unidos. Kirill Larin, professor de engenharia biomédica da Universidade de Houston, está a criar uma nova tecnologia para medir a elasticidade da córnea. O novo método utiliza um estímulo de pressão de ar altamente localizado.

“Vamos desenvolver um novo método de imagem e avaliação das propriedades elásticas da córnea que poderá ser potencialmente utilizado para o diagnóstico clínico de rotina de diferentes doenças e tratamentos da córnea”, disse Larin.

No artigo publicado pela “Cullen College of Engineering”, Kirill Larin pretende fornecer uma medida de elasticidade corneana, um componente chave da acuidade visual. Segundo o mesmo artigo, os cirurgiões oculares não têm atualmente um método fiável para realizar uma medição quantitativa da elasticidade da córnea em pacientes antes do procedimento cirúrgico.

Utilizando a OCT, o professor pretende reconstruir as propriedades biomecânicas volumétricas da córnea.

7 Abril 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade