Cláudia Bacalhau apresenta “Livro da Visão”

Imagem da notícia: Cláudia Bacalhau apresenta “Livro da Visão”

A oftalmologista Cláudia Bacalhau lançou do “O Livro da Visão”, no passado dia 20 de maio, às 18 horas no auditório do hospital da Luz Setúbal. A apresentação do livro, que também teve transmissão online, ficou a cargo do professor e oftalmologista pediátrico Eduardo Silva.

“Ajudar pais e educadores a responderem a todas as perguntas e receios dos mais novos sobre a visão” é o principal objetivo de Cláudia Bacalhau, oftalmologista do Hospital da Luz Setúbal, autora de “O Livro da Visão”.

Recorrendo a personagens cativantes e ilustrações da autoria de Carolina Antunes e Silva, o livro aborda vários temas relacionados com a visão, de uma forma simples e divertida, mas sempre rigorosa, nomeadamente:

  • A anatomia do olho e as suas funções;
  • Que doenças podem afetar a visão;
  • Como é uma consulta no oftalmologista (o “médico dos olhos”);
  • Por que algumas pessoas têm de usar óculos;
  • Curiosidades sobre a visão (como, por exemplo, as ilusões óticas);
  • Como se processam alguns exames e tratamentos em oftalmologia;
  • Os cuidados que se deve ter com os olhos;
  • O perigo dos monitores e da exposição solar, entre outros.

O “Livro da Visão” é recomendado pelo presidente do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos e inclui a oferta de um encarte com óculos para recortar e brincar, procurando assim desmistificar os receios que algumas crianças sentem quando têm de usar óculos.

À venda desde dia 17 de maio, o “Livro da Visão” foi editado por Filipa Casqueiro, da editora Booksmile, 20|20 Editores.

A autora Cláudia Bacalhau mostrou-se satisfeita e orgulhosa com o trabalho desenvolvido que espera ser “útil a muitas crianças”.

25 Maio 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

I3O com passatempo nas redes sociais

O “Giveaway” oferece uma viagem à ilha da Madeira para duas pessoas e decorre até 1 de outubro de 2023 às 15 horas (hora de Lisboa, Portugal Continental), com o vencedor a ser anunciado nesse mesmo dia.

Ler mais 26 Setembro 2023
Atualidade

APLL com caminhada solidária

Reunir a população, doentes e sobreviventes de cancro e famílias numa verdadeira caminhada solidária. É este o objetivo da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que, este sábado, 23 de setembro, a partir das 10h00, no Porto, promove a primeira edição da "Caminhada das Pontes". A iniciativa é promovida em parceria com a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e conta com o apoio da Abbvie e da Roche.

Ler mais 19 Setembro 2023
Atualidade

HDS participa em projeto inovador

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) faz parte de um projeto inovador no âmbito da Agenda Mobilizadora Health from Portugal, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No HDS, o projeto será no âmbito do tratamento cirúrgico da obesidade e das cataratas.

Ler mais 13 Setembro 2023
Atualidade