CLAIRE desenvolve plataforma “para ajudar os profissionais de saúde ocular”

Imagem da notícia: CLAIRE desenvolve plataforma “para ajudar os profissionais de saúde ocular”

A CLAIRE (Contact Lens Artificial Intelligence Research and Engineering) fechou uma ronda de investimento pre-seed liderada pelo fundo espanhol Think Bigger Capital e pela SVDVS Beheer BV de origem holandesa. O financiamento servirá para desenvolver a plataforma de aplicações de Inteligência Artificial (IA) que irá ajudar os profissionais de saúde ocular (PSO’s) a minimizar os erros, a aumentar o seu portfólio clínico e a satisfação dos doentes, enquanto adaptam lentes de contacto especiais (LCE’s).

Pesquisas recentes referem que os profissionais de saúde ocular consideram que a adaptação de LCE’s demora demasiado tempo (88%), é tecnicamente exigente (84%), e que origina muitas trocas de lentes (58%), levando a uma diminuição na adesão do doente à terapêutica. Além disso, 57% dos PSO’s inquiridos contactam regularmente o apoio técnico dos seus fornecedores de LCE’s. A plataforma CLAIRE APPs fornecerá aos profissionais, assistência técnica virtual, ferramentas de cálculo e de encomenda automática, aumentando assim a eficiência, reduzindo o tempo de consulta e os custos do processo de adaptação.

A ideia de criar a CLAIRE surgiu depois de o cofundador Rafael Clérigo, enquanto diretor de apoio técnico numa empresa fabricante de lentes de contacto, ter percebido de que a sua equipa despendia muito tempo, até 30 a 40 minutos por lente, com o apoio técnico aos clientes comprometendo assim a eficiência e reduzindo a rentabilidade de cada lente fabricada.

Por outro lado, Luís Lopes (cofundador), sócio de uma empresa distribuidora de lentes de contacto, constatou que os seus clientes se queixavam frequentemente do tempo que despendiam com cada doente na adaptação de LC’s especiais o que limitava fortemente o crescimento das vendas da empresa. Além dos profissionais de saúde ocular, a plataforma CLAIRE também traz vantagens para os fabricantes e distribuidores de LCE’s, podendo aumentar a sua rentabilidade e reduzir as ineficiências dos processos de fabrico e de distribuição.

Incubada na DEMIUM Startups em Lisboa, a CLAIRE irá disponibilizar aos profissionais de saúde ocular planos de subscrição para a utilização das suas aplicações de lentes de contacto indicadas sobretudo no tratamento da miopia e da presbiopia. A equipa irá ainda estabelecer parcerias com os fabricantes e distribuidores de LCE’s em todo o mundo que estejam presentes nos segmentos de mercado da miopia, presbiopia e de córnea irregular. Estes segmentos de mercado contam com mais de 11 milhões de lentes vendidas anualmente.

Sobre a empresa: CLAIRE é uma plataforma de aplicações web para lentes de contacto especiais que permitem aos profissionais de saúde ocular otimizarem o processo de adaptação destas lentes. A empresa foi constituída em março de 2021, está sedeada em Torres Vedras e parte da sua equipa encontra-se a trabalhar a partir de Madrid (Espanha).

10 Junho 2021
AtualidadeLentes e equipamentos

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia