“Inteligência Artificial e Saúde: como se relacionam e qual o futuro?” em debate no Porto

Imagem da notícia: “Inteligência Artificial e Saúde: como se relacionam e qual o futuro?” em debate no Porto

No próximo dia 23 de novembro, a partir das 15h, o auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber ministros, empresários do setor da saúde, instituições de saúde e de investigação para debater o tema “Inteligência Artificial e Saúde: como se relacionam e qual o futuro?”.

As discussões acerca dos desafios e oportunidades nas áreas da inteligência artificial (IA) e da saúde são hoje muito comuns, porém tipicamente centradas na tecnologia. A perspetiva de gestão dos vários atores que fazem parte deste ecossistema continua por debater, nomeadamente a forma como cada instituição de saúde se está a preparar para receber a revolução da IA. É, nesse sentido, que ministros, empresários do setor da saúde, instituições de saúde e de investigação vão reunir no próximo dia 23 de novembro, a partir das 15h, na FEUP, no Porto.

Como se estão a preparar os gestores dos hospitais ou os especialistas em saúde pública? E quem produz as linhas orientadoras das grandes sociedades clínicas mundiais? Ou os especialistas em saúde pública e os gestores das grandes empresas de tecnologias para a saúde? Estas e outras questões serão discutidas na 5ª edição do Fórum do Outono. Este evento anual do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) será, este ano, organizado em conjunto com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e vai focar-se no panorama atual da tecnologia de Inteligência Artificial aplicada à saúde.

“Esta é uma área em que quer INESC TEC quer ISPUP têm várias contribuições relevantes e uma elevada atividade de investigação, desenvolvimento e inovação. Ao promover uma relação mais próxima entre os vários intervenientes do ecossistema nacional de tecnologias para a saúde, conseguem-se contribuições de elevado impacto para a sociedade. Esta é uma área fundamental para o futuro de toda a humanidade. No INESC TEC, por exemplo, já trabalhamos em tecnologias para auxiliar os profissionais de saúde no tratamento de seis dos cancros mais incidentes a nível mundial, sendo eles o cancro da mama, pulmão, colorretal, estômago, colo do útero e esófago”, defende Miguel Coimbra, investigador do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O Fórum do Outono, que este ano se realiza na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um espaço de discussão pública de temas relevantes e atuais da sociedade, quer do ponto de vista da economia, quer das políticas públicas, em particular aqueles que são fortemente influenciados pela ciência e tecnologia.
O evento vai contar, entre outros, com a participação de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Marta Temido, Ministra da Saúde. O INESC TEC e o ISPUP também se farão representar no programa pelos seus presidentes, assim como o Presidente do INESC, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João, um dos membros executivos do Conselho de Administração da GLIINT (Global Intelligent Technologies), o diretor do Serviço de gastrenterologia no IPO do Porto e o diretor da unidade de tecnologia médica e sistemas de informação inteligentes da Universidade de Ionnina, na Grécia, numa tentativa de representar os principais atores deste ecossistema numa discussão assente no futuro da inteligência artificial e a saúde.

A entrada no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição. O programa completo do evento também já se encontra disponível para consulta.

18 Novembro 2021
AtualidadeEventos e Formação

PUBLICIDADE
MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

OM cria Censo Oftalmologia

O “Estudo Demográfico da População de Oftalmologistas Portugueses” do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, tem como objetivo “conhecer a realidade dos recursos humanos nacionais” nesta área da medicina. O documento vai ser divulgado no próximo congresso de Oftalmologia, entre 9 e 11 de dezembro, de 2021.

Ler mais 3 Dezembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia