“Inteligência Artificial e Saúde: como se relacionam e qual o futuro?” em debate no Porto

Imagem da notícia: “Inteligência Artificial e Saúde: como se relacionam e qual o futuro?” em debate no Porto

No próximo dia 23 de novembro, a partir das 15h, o auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber ministros, empresários do setor da saúde, instituições de saúde e de investigação para debater o tema “Inteligência Artificial e Saúde: como se relacionam e qual o futuro?”.

As discussões acerca dos desafios e oportunidades nas áreas da inteligência artificial (IA) e da saúde são hoje muito comuns, porém tipicamente centradas na tecnologia. A perspetiva de gestão dos vários atores que fazem parte deste ecossistema continua por debater, nomeadamente a forma como cada instituição de saúde se está a preparar para receber a revolução da IA. É, nesse sentido, que ministros, empresários do setor da saúde, instituições de saúde e de investigação vão reunir no próximo dia 23 de novembro, a partir das 15h, na FEUP, no Porto.

Como se estão a preparar os gestores dos hospitais ou os especialistas em saúde pública? E quem produz as linhas orientadoras das grandes sociedades clínicas mundiais? Ou os especialistas em saúde pública e os gestores das grandes empresas de tecnologias para a saúde? Estas e outras questões serão discutidas na 5ª edição do Fórum do Outono. Este evento anual do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) será, este ano, organizado em conjunto com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e vai focar-se no panorama atual da tecnologia de Inteligência Artificial aplicada à saúde.

“Esta é uma área em que quer INESC TEC quer ISPUP têm várias contribuições relevantes e uma elevada atividade de investigação, desenvolvimento e inovação. Ao promover uma relação mais próxima entre os vários intervenientes do ecossistema nacional de tecnologias para a saúde, conseguem-se contribuições de elevado impacto para a sociedade. Esta é uma área fundamental para o futuro de toda a humanidade. No INESC TEC, por exemplo, já trabalhamos em tecnologias para auxiliar os profissionais de saúde no tratamento de seis dos cancros mais incidentes a nível mundial, sendo eles o cancro da mama, pulmão, colorretal, estômago, colo do útero e esófago”, defende Miguel Coimbra, investigador do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O Fórum do Outono, que este ano se realiza na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um espaço de discussão pública de temas relevantes e atuais da sociedade, quer do ponto de vista da economia, quer das políticas públicas, em particular aqueles que são fortemente influenciados pela ciência e tecnologia.
O evento vai contar, entre outros, com a participação de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Marta Temido, Ministra da Saúde. O INESC TEC e o ISPUP também se farão representar no programa pelos seus presidentes, assim como o Presidente do INESC, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João, um dos membros executivos do Conselho de Administração da GLIINT (Global Intelligent Technologies), o diretor do Serviço de gastrenterologia no IPO do Porto e o diretor da unidade de tecnologia médica e sistemas de informação inteligentes da Universidade de Ionnina, na Grécia, numa tentativa de representar os principais atores deste ecossistema numa discussão assente no futuro da inteligência artificial e a saúde.

A entrada no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição. O programa completo do evento também já se encontra disponível para consulta.

18 Novembro 2021
AtualidadeEventos e Formação

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia