David Martins lança livro “Segredos da Vida de Um Médico”

Imagem da notícia: David Martins lança livro “Segredos da Vida de Um Médico”

“Segredos da Vida de Um Médico – 40 anos no Serviço Nacional de Saúde” é o nome que David Martins dá à sua obra. Médico desde 1977 e oftalmologista há 36 anos, e depois de mais de quatro décadas de dedicação ao Serviço Nacional de Saúde, o autor decidiu partilhar histórias, segredos e curiosidades que vivenciou ao longo da sua vida.

Com cerca de 500 páginas e prefácio do Padre Vítor Melícias, o livro “Segredos da Vida de Um Médico – 40 anos no Serviço Nacional de Saúde” tem como principal motivação prestar homenagem à família, aos professores e colegas, aos doentes e a todos os que, de uma forma ou de outra, acompanharam o trajeto de vida de David Martins. “Sem o suporte imprescindível da minha família, estou certo, eu não chegaria até aqui. Eu tenho sido um Homem com sorte: no núcleo central da família, os meus pais e os meus irmãos sempre me incentivaram e acompanharam em todo o meu percurso”, refere o autor na nota introdutória do livro.

David Martins, com 70 anos, aborda assim as suas raízes, o percurso até se tornar médico oftalmologista e a experiência enquanto médico no Serviço Nacional de Saúde. “O público e as pessoas em geral desconhecem muito do que se passa nos bastidores da saúde! Tenho alguns segredos a revelar! É interessante que conheçam alguns, pelo menos. Também não faria sentido escrever este livro sem vos transmitir o meu apreço e reconhecimento pelos enfermeiros e seu papel na área da saúde, cada vez mais interpenetrados no trabalho da equipa médica! E também os assistentes operacionais, autênticos técnicos auxiliares de saúde que têm um sentido de equipa e responsabilidade de enaltecer. No bloco operatório, então, revelar-vos-ei o espírito de equipa que se constrói permanentemente com grande compromisso, cumplicidade e amizade!

Entrar no bloco operatório para operar um doente é das experiências mais bonitas, marcantes e interessantes que nós profissionais de saúde podemos experienciar! Mas que responsabilidade quando o fazemos! Não duvidem! (…) Por fim, e como mensagem especial que me inspirou, o doente, o centro de tudo, da nossa atenção, cuidado e preocupação”.  Ao longo das páginas deste livro David Martins revela, portanto, “acontecimentos e aventuras” que viveu durante a sua atividade de médico traçando, em paralelo, “um olhar crítico sobre o funcionamento e panorama atual do setor da saúde. Muitas das mensagens, curiosidades e segredos deste livro são centradas na pessoa, doente ou não, sabendo que todos nós um dia podemos estar em situação de necessitar de cuidados de saúde”, explica.

19 Julho 2022
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia