Comparação entre riscos e benefícios das lentes de contacto de controlo da miopia

Imagem da notícia: Comparação entre riscos e benefícios das lentes de contacto de controlo da miopia

Uma análise sobre a segurança das lentes de contacto de controlo da miopia na infância comparativamente aos riscos de doença ocular e deficiência visual associados à miopia ao longo da vida. Artigo de Kate Gifford PhD, BAppScOptom(Hons), GCOT, FBCLA, FCCLSA, FIACLE, FAAO Myopia Profile Pty Ltd, Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália.

A miopia está a generalizar-se ao longo das idades e etnias das diversas regiões do mundo. Até 2050, prevê-se que metade da população mundial – cinco mil milhões de pessoas – será míope, com quase mil milhões a sofrer de miopia alta e em risco significativo de patologia ocular relacionada com a miopia e deficiência visual.1Embora a miopia alta esteja intrinsecamente ligada a um risco mais elevado de doenças oculares, tais como cataratas, descolamento da retina e degeneração macular míope, níveis ainda mais baixos de miopia estão associados a um maior risco de patologia ao longo da vida quando comparados com o risco para não míopes.2 Assim, a miopia é agora reconhecida como uma doença e não como uma simples condição refrativa. Os relatórios do International Myopia Institute White Paper, um projeto que reúne consenso académico mundial, reafirmaram o crescente encargo da miopia na saúde pública3 e desenvolveram esforços a nível de investigação,4 indústria5 e clínica6,7 para fazer face a este desafio.

“O risco de deficiência visual ao longo da vida (até aos 75 anos de idade) aumentou de 1,6% em olhos com um comprimento axial inferior a 26mm para13% em olhos de 26mm ou maior”

Artigo completo na OftalPro 59.

27 Dezembro 2022
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Retina pode revelar sinais precoces de Alzheimer na Síndrome de Down

Investigadores da Queen’s University Belfast demonstraram, pela primeira vez, que anomalias nos vasos sanguíneos da retina podem ser observadas em adultos com Síndrome de Down antes do aparecimento clínico da doença de Alzheimer, apontando a retina como um biomarcador promissor para diagnóstico precoce. 

Ler mais 24 Setembro 2025
Estudos e Investigação