Os desafios dos CEO’s para 2024

Imagem da notícia: Os desafios dos CEO’s para 2024

Nos últimos anos, líderes de várias instituições tiveram de lidar com uma pandemia global, cadeias de abastecimento interrompidas, guerra, inflação persistente e muitas outras perturbações. Qualquer uma destas situações é suficiente para inviabilizar a agenda de um CEO. Tendo esta realidade como pano de fundo, a consultora americana McKinsey & Company consolidou as opiniões que surgiram das conversas com centenas de CEO’s e agregaram um conjunto de dados sobre como as empresas podem fazer melhor para a sociedade, as comunidades e os funcionários. 

IA generativa: o início de algo grande  

“Estávamos atrasados em termos de automatização e digitalização e, finalmente, colmatámos esta lacuna. Não queremos voltar a ficar para trás, mas não sabemos bem como pensar na IA generativa”. Este é o sentimento partilhado por muitos executivos a nível mundial, dada a velocidade com que a inteligência artificial generativa (IA gen) está a avançar no mundo empresarial. A tecnologia é acessível, omnipresente e promete ter um impacto significativo nas organizações e na economia durante a próxima década. A IA gen pode capacitar as pessoas, mas apenas se os líderes tiverem uma visão alargada das suas capacidades e considerarem as suas implicações para a organização.  

Superar a concorrência com tecnologia 

A forma como as empresas navegam no mundo da tecnologia para alcançarem uma vantagem competitiva sustentável é o desafio empresarial que define o nosso tempo. Para sermos justos, este desafio não é novo. Mas é um desafio cada vez mais premente, com profundas implicações na forma como as empresas navegam num mundo onde o digital e a IA estão a remodelar fundamentalmente a maneira como trabalhamos e vivemos. As empresas compreendem que precisam de enfrentar o desafio, mas a maioria delas está a ter dificuldades. A pesquisa da McKinsey mostra que, embora 90% das empresas tenham lançado algum tipo de transformação digital, apenas um terço dos benefícios de receita esperados, em média, foi realizado. 

Leia o artigo completo na próxima OftalPro.

Imagem: UNSPLASH

1 Março 2024
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Retina pode revelar sinais precoces de Alzheimer na Síndrome de Down

Investigadores da Queen’s University Belfast demonstraram, pela primeira vez, que anomalias nos vasos sanguíneos da retina podem ser observadas em adultos com Síndrome de Down antes do aparecimento clínico da doença de Alzheimer, apontando a retina como um biomarcador promissor para diagnóstico precoce. 

Ler mais 24 Setembro 2025
Estudos e Investigação