Tecnologia celular origina nova classe de materiais vivos

Imagem da notícia: Tecnologia celular origina nova classe de materiais vivos

Já imaginou usar células, como se fossem blocos de Lego, para criar estruturas vivas como tecidos humanos, a três dimensões? Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma tecnologia inovadora cujo princípio permite criar uma nova classe de materiais vivos implantáveis que podem transformar a forma como órgãos e tecidos são reparados ou mesmo substituídos.

Tal como acontece com os tecidos humanos durante o seu desenvolvimento, a criação de tecidos em laboratório costuma ser um processo lento, e depende das interações naturais entre as células para formar uma matriz de suporte. Contudo, uma equipa de investigadores do Grupo de Investigação COMPASS, que faz parte do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, liderada por João Mano, conseguiu modificar células humanas para se unirem, formando estruturas tridimensionais complexas designadas de “géis celulares”, independentemente do tipo de célula utilizado.

A inovação, recentemente publicada na prestigiada revista científica Nature Materials, possibilita a produção rápida e personalizada de estruturas semelhantes a tecidos e pode revolucionar a medicina regenerativa. Pedro Lavrador, Beatriz Moura, José Almeida Pinto, Vítor Gaspar e João Mano assinam o estudo.

A tecnologia, sob a qual foi efetuada um pedido de patente pela UA, é baseada em princípios de glicoengenharia celular, e tem como componente fundamental a química click bio-ortogonal, uma classe de reações químicas que podem ocorrer em sistemas biológicos sem interferir com os processos bioquímicos naturais, a qual foi recentemente reconhecida com o Prémio Nobel da Química em 2022.

Consulte o artigo aqui.

23 Setembro 2024
Destaque

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Dry Eye Live Talks & e-conferences no ar a 19 de setembro

A partir das 18h (Lisboa), o evento Dry Eye Live Talks & e-conferences, vai abordar o tema "The Relevance of Ocular Surface for Refractive Surgery". O evento contará com a participação de José Salgado-Borges (Portugal), Renato Ambrósio Jr. (Brasil), Juan Duran de La Colina (Espanha) e José Benítez del Castillo (Espanha).

Ler mais 12 Setembro 2024
Destaque

“O objetivo primordial é manter o foco no doente”

Atual coordenador do Serviço de Oftalmologia dos Hospitais da Luz de Setúbal e Évora, Tiago Martins Silva é apaixonado pela especialidade que abraçou há quase 20 anos. Com foco na cirurgia de catarata e refrativa, o médico oftalmologista fala-nos sobre o sistema de saúde público e do seu papel enquanto coordenador.

Ler mais 23 Agosto 2024
Destaque